O Projeto Rosie, Graeme Simsion

Olá! ⌒(o^▽^o)ノ゚A dica de hoje é um chick-lit fofo demais que li há algum tempo.

Informações do livro:
Título:                       O Projeto Rosie
Gênero:                     Romance, Chick-Lit
Editora:                    Record
Ano:                          2013
Páginas:                    320
Autora:                     Graeme Simsion
Sinopse: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal. O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

Don Tillman leva uma vida completamente organizada. Tem todo um esquema do que deve comer em qual dia, o que deve fazer em tal hora e assim vai, sempre evitando perder um minuto que seja. Tudo é prático na vida de Don. Exceto seu relacionamento com mulheres.
Don simplesmente não consegue entender, com suas pesquisas, o motivo de não conseguir encontrar uma namorada ou amiga. Cansado de perder preciosos minutos em encontros mal sucedidos, Don decide, com a ajuda de seus únicos amigos, Claudia e Gene, elaborar o Projeto Esposa - um questionário com perguntas objetivas, que pretende eliminar as candidatas inadequadas.
Entre os requisitos, estão coisas como nunca fumar, não usar muita maquiagem e, principalmente, não se atrasar nunca. Mas acaba acontecendo que Rosie acaba entrando em sua vida, sem ao menos ter se candidatado ao cargo de esposa.
Com tantas características que seriam consideradas inadequadas para Don, como fumar, ser vegetariana e chegar atrasada, Rosie acaba mostrando a Don que não é necessário ter a esposa perfeita para ser feliz.
Começando pela capa, O Projeto Rosie não passa despercebido, não é? Muito bonita e delicada, logo passa a ideia de um chick-lit bem fofo e divertido. Mas não é só pela capa que este livro merece nota máxima. Logo as primeiras páginas já me conquistaram!
Os personagens são muito bem construídos, cada um com uma personalidade bem diferente e que me garantiu boas risadas. 
Don Tillman é o personagem mais certinho e sem noção que já conheci. É impossível não se acabar de rir com as situações em que ele se envolve. Ele tem várias peculiaridades, além destas citadas acima. Rosie também é uma personagem de destaque e me agradou muito. Juntos, eles protagonizam cenas hilárias.
Narrado por Don, acompanhamos sua busca pela esposa perfeita e como seu mundo vira de cabeça para baixo totalmente com a chegada de Rosie em sua vida e, claro, uma linda lição sobre o amor. Além do romance, há também um pequeno mistério que envolve Rose.
É uma estória fofa e cheia de aventuras divertidas. E este mistério que citei realmente surpreende no final, com uma revelação.

Avaliação:
★ ★ ★ ★ ★

Nenhum comentário:

Postar um comentário