Filme Uzumaki, A Espiral do Horror

Oláa! ʕ ง•ᴥ•ʔ ง Recentemente resenhei, aqui, o mangá de horror Uzumaki, completo. Como havia dito no final da resenha, houve uma adaptação cinematográfica e hoje venho contar o que achei, fazendo uma pequena comparação entre as duas obras.

Informações:
Nome:                         Uzumaki, A Espiral do Horror
Lançamento:              2000
Direção:                      Higuchinsky
Roteiro:                      Junji Ito / Kengo Kaji
Gênero:                      Horror
Duração:                    90 min
Idioma:                      Japonês
Sinopse: Com uma bela garota como protagonista, a população de uma pequena localidade no Japão torna-se fascinada, aterrorizada e consumida pelas inúmeras ocorrências naturais ou artificiais de espirais malévolas. Este conceito abstrato manifesta-se de formas grotescas, como o longo cabelo de uma adolescente começar a enrolar até tomar controle da sua mente. O filme inclui adaptações de algumas das histórias mais importantes do mangá, embora algumas mais fidedignas que outras. O filme e o manga têm finais diferentes. A música-tema do filme é "Raven" da banda Do As Infinity.

Como havia dito em minha resenha aqui no blog, eu realmente havia gostado do mangá Uzumaki. Por isso, fiquei curiosa para assistir ao filme.
O filme Uzumaki, A Espiral do Horror, narrado pela personagem Kirie Goshima, conta a estória de uma pequena cidade Japonesa que ficou tomada pelos espirais. Os espirais começaram a deixar os habitantes obcecados, manifestando-se em vários lugares, como o cabelo de uma garota ou cinzas no céu.
Trailer do filme~

Baseado no mangá de Junji Ito, a adaptação pegou os eventos mais chocantes ou relevantes da estória original para não ficar tão enrolado. Mas não funcionou tão bem assim.
Comparação Mangá e Filme
No mangá, a cada capítulo tínhamos uma nova aventura com a presença do espiral, possuindo um começo, meio e fim e, ás vezes, alguma explicação. No entanto no filme, por ser mais curto, acabou ficando meio aleatório. Não houve tempo para desenvolver bem cada evento causado pelo espiral, portanto, para quem apenas está assistindo o filme, sem antes ter lido o mangá, fica muito confuso mesmo.
Não houveram explicações nem metade da ação que teve no mangá. Resultou em um filme confuso e muito estranho. Até o romance entre os protagonistas é meio sem sentido.
Como diz na sinopse, o mangá e o filme tiveram finais diferentes. Não vou contar aqui o final de ambos, mas o final do filme ficou muito confuso e não deu nenhuma explicação sobre qualquer coisa. Não que o final do mangá foi muito bom...foi meio sem-noção e desagradou muita gente mas, ainda assim, teve um pouco de explicação e deu a entender algumas coisas sobre o mistério dos espirais.
Uzumaki, o filme, não foi uma grande decepção porque eu não esperava que fosse muito bom, mas eu realmente não gostei e não recomendo para ninguém. Além de ter ficado com a estória confusa, não é uma produção digna de ser considerada um terror; não tem suspense nem algo que faça você gritar de medo ou se assustar, é só coisas nojentas mesmo, característica de Horror.
Além disso, por ser um filme antigo, os efeitos não são lá aquela coisa. Eu não voltarei a assistir e, se fosse você, não perderia tempo também, a não ser que queira matar o tempo. Confie em mim, o mangá é muito mais legal.

Avaliação:
★ ☆ ☆ ☆ ☆
não Assista o filme online aqui.