O Mistério do Círculo, Leandro Luzone

Oláa, como estão? ୧ʕ ⇀ ⌂ ↼ ʔ୨ Hoje venho com mais uma dica de leitura policial, esta que é nacional porém explorada em outro país, e trazendo muito de história.

Informações:
Título:                          O Mistério do Círculo 
Gênero:                        Suspense, Mistério, Ficção
Editora:                       Novo Século 
Ano:                             2010
Páginas:                       432
Autor:                          Leandro Luzone
Sinopse: O Mistério do Círculo - Em Londres, no século XXI, um padre e uma sacerdotisa de uma antiga ordem mística, conhecida como Círculo, envolvem-se em um inusitado caso de amor e tentam ajudar a Scotland Yard a descobrir a identidade do assassino, chamado pela imprensa britânica de O Inquisidor de Londres. Todas as suspeitas apontam a participação da Congregação para a Doutrina da Fé – um órgão da Igreja que substituiu a Inquisição – nos assassinatos das sacerdotisas com instrumentos de tortura e execução.

Gianluca é um padre que se vê abalado totalmente com o descobrimento da doença de sua mãe, o alzheimer. Contra os princípios da igreja, decide buscar ajuda no laboratório onde vem sendo realizadas pesquisas sobre células embrionárias, que podem curar a doença. Então, depara-se com Ayna, uma cientista de sucesso e competência. Logo floresce uma amizade entre os dois, apesar de esta lhe garantir que não há garantia quanto à cura de sua mãe.
O mundo de Ayna vira um terror quando alguns assassinatos começam a ocorrer com conhecidas, todas sacerdotisas do Círculo, uma antiga ordem mística. Ao que tudo indica, o assassino está querendo exterminar estas sacerdotisas, todas consideradas bruxas, usando instrumentos terríveis de tortura, o que faz uma ligação com a Inquisição.
Ayna revela a Gianluca seu conhecimento sobre os assassinatos e, por ser também uma sacerdotisa, teme pela própria vida. Logo o caso vai parar nas mãos de Kent Moreton, investigador determinado a encontrar o assassino. Embarcamos, então, em uma investigação de tirar o fôlego.
"Para entendermos a vida, precisamos esquecer o que passou e viver o presente. O passado existe apenas para nos trazer aprendizado. (...) Da mesma forma, é um equívoco buscar uma vida cômoda e sem desafios."
Sempre adorei uma boa estória de investigação e foi ótimo acompanhar este livro, enquanto tentava desvendar as pistas junto aos investigadores. O Mistério do Círculo é uma leitura cheia de suspense e tensão, onde o autor não poupa as descrições das mortes bizarras (portanto, se você não curtir este tipo de leitura e não tiver estômago forte, não é uma boa ideia). E o fato de a estória ser narrada em terceira pessoa, mostrando cenas em vários locais diferentes, incluindo o local onde o assassino está, deixa tudo mais tenso.
Toda a estória é rica em conhecimentos sobre A Inquisição, que foi grupo de instituições dentro do sistema jurídico da Igreja Católica Romana, cujo objetivo era combater a heresia. Conhecemos, através da estória, mais sobre a Igreja Católica e os próprios rituais do Círculo que, com todo o conhecimento que o autor trouxe, aprendemos ser todos relacionados à adoração da natureza e da terra. O autor fez um ótimo trabalho, com tantas pesquisas e informações ricas.
"Os que não têm dúvidas também não têm respostas para conceder aos outros."
Os únicos pontos negativos do livro, para mim, foram as explicações em excesso de Ayna. Por ser uma das sacerdotisas, seus diálogos com Gianluca eram páginas e mais páginas sobre os rituais. Como mencionei antes, foi bom aprender mais sobre os mesmos mas explicações grandes tornam tudo muito cansativo e maçante, principalmente quando você está ansioso para ter o mistério revelado logo.
Além disso, nos mesmos diálogos, houve muitas repetições. Na mesma página, vi umas três vezes, durante a conversa, a mesma coisa: "É verdade, Gianluca", com Ayna concordando com as falas do amigo. Praticamente todo diálogo dos dois tinha que conter esta frase. É um detalhe bobo, eu sei, mas é realmente cansativo.
Fora isso, não tenho dúvidas de que indico este livro para todos que gostam de um bom suspense, investigações cheias de tensão e para quem curte aprender coisas novas com as leituras. Mais um ótimo livro nacional!

Avaliação:
★ ★ ★ ☆ ☆
Compre aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário