Faça Seu Pedido, Mandy Hubbard

Olá, bom dia! ʕ ·ᴥ·   ʔ A dica de hoje é de um livro bem leve e divertido que li rapidamente.

Informações do livro:
Título:                        Faça Seu Pedido
Gênero:                      Romance, Infanto-Juvenil, Fantasia
Editora:                     Gutemberg
Ano:                           2013
Páginas:                     296
Autora:                      Mandy Hubbard (Amanda Grace)
Sinopse: Kayla McHenry está tendo o pior aniversário de dezesseis anos da história! E não é só porque ela é diferente. Fica difícil se divertir quando você está apaixonada pelo namorado da sua melhor amiga. Na hora de assoprar as velinhas, Kayla faz um pedido: “Eu desejo que todos os meus desejos de aniversário se tornem realidade. Porque eles nunca se realizaram”. Na manhã seguinte, ela acorda e vê um Meu Querido Pônei cor-de-rosa pastando em seu jardim. No dia seguinte, depara-se com um carregamento de chicletes de bolinha para um ano inteiro. E, então, um cara meio plastificado chamado Ken aparece e começa a segui-la por toda a cidade, a bordo de um conversível! A cada dia, um novo desejo se torna realidade. Mas… isso PRECISA PARAR. Porque, quando fez quinze anos, Kayla desejou ganhar um beijo de Ben Mackenzie… E Ben, agora, é nada menos que o namorado de sua melhor amiga!

Kayla McHenry é uma garota diferente das "modelos" sem graça de sua escola. Ela se considera uma ovelhinha negra, sempre pessimista, de humor sarcástico e evitando sempre usar roupas pomposas e cor-de-rosa. Ela tem uma grande amizade de anos com Nicole, uma garota da mesma idade que era cheia de espinhas e muito tímida na pré-adolescência, mas que decidiu se tornar um ícone popular.
O que preocupa Kayla, no entanto, é que Nicole está namorando Ben, sua maior paixonite há três anos. E o namoro, além disso, tem afastado Nicole da amiga.
(...) a gente formaria um casal perfeito. Se ele não fizesse parte do que possivelmente já é um casal perfeito. 
Isso irrita muito Kayla, enquanto ela se divide entre o sentimento de culpa pela paixão platônica pelo namorado da melhor amiga e o desejo de apenas ver Nicole feliz. No seu aniversário de dezesseis anos, Kayla passa por uma grande irritação, por causa da mãe que dá mais atenção ao trabalho, a amiga que não está mais tão disponível e todas as mágoas acumuladas.
Na hora do grande desejo, ela pede algo inusitado, cheia de vontade: que todos os seus desejos anteriores se realizem.
Ela não imagina que sua vida mudará para sempre depois disso. Na manhã seguinte, um pônei cor-de-rosa aparece em seu jardim. Kayla não entende de onde surgiu aquilo e fica ainda mais confusa quando, no dia seguinte, seu quarto se enche de chicletes de bolinha, que ela adorava mascar quando criança. Depois, ela se depara com uma garota ruiva e estranha em seu quarto.
"Eu desejo que todos os meus desejos de aniversário realmente se tornem realidade. Porque eles nunca se realizaram." E então apago as velas com um sopro comprido de arrebentar os pulmões. Ao mesmo, sinto como se estivesse assoprando minha vida inteira para bem longe, como um monte de folhas secas.
Kayla se dá conta, então, que este último desejo se realizara e, consequentemente, todos os outros também. Tudo que ela desejou em seus aniversários anteriores está se realizando, inclusive os desejos mais ridículos, para ela agora.
A protagonista percebe que está em grandes apuros quando se lembra do pior desejo que fizera, há um ano: que Ben a beijasse. Inicia-se, então, a aventura de Kayla para descobrir porquê aquele desejo se realizou e como fazer para impedir esta grande catástrofe, já que ela não pode beijar o namorado da amiga.
Decidi pegar este livro porque estava procurando algo leve, adolescente e de volume único para ler, apenas como um entretenimento mesmo. Desde o início me vi cativada pela narrativa leve, em primeira pessoa.
Como é que estou ganhando tudo aquilo que desejei e ainda assim me sinto tão confusa e vazia?
Conhecemos Kayla aos poucos, suas peculiaridades e rebeldias, e principalmente porquê de ela ser assim e toda sua história. Foi uma personagem que me cativou imensamente, muito divertida. Conhecemos todos os personagens por sua visão, mas isso não impediu de a autora trabalhar bem cada personalidade.
De fato, a narrativa é leve, como eu queria, e me envolveu muito. Enquanto acompanhamos conflitos bobos e clichês adolescentes como estar afim do namorado da melhor amiga, popularidade, líderes de torcida, e conflitos mais sérios e profundos como separação dos pais, há o mistério sobre qual será o próximo desejo realizado. Cada desejo é realmente louco e é tão engraçado acompanhar Kayla tentando se livrar das consequências deles!
Vou rever tudo na minha cabeça um milhão de vezes quando eu for dormir. 
Além de todo o humor que a estória causa, Faça Seu Pedido me surpreendeu por trazer várias reflexões bem profundas. A questão de tomar cuidado com o que você deseja já é esperada, e houveram outras, como reflexões relacionadas ao auto-descobrimento, perdão familiar, valorização dos momentos felizes e várias outras coisas interessantes de se refletir.
Infelizmente, achei que o final deixou a desejar em uma partezinha, mas não desclassifico o livro por ter sido exatamente a leitura que eu precisava no momento. Li em um dia apenas e gostei muito mesmo, além de ser um ótimo entretenimento, divertido e fofo, é um livro que faz refletir bastante.

Avaliação:
★ ★ ★ ★ ★
Compre aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário