Trocas Pelo Skoob + Aventuras Nos Correios

Oi, pessoal! (√≥㉨√≤)ÔĺČ Fiquei muito contente que o post sobre as trocas no LivraLivro tenha ajudado voc√™s! Como havia dito no final daquele post, tentei as trocas pelo Skoob tamb√©m, e me surpreendi com o quanto a experi√™ncia foi positiva! Vou contar para voc√™s o que achei do sistema. 
Sobre o site
Quem somos? Somos a maior rede social para leitores do Brasil. Funcionamos como uma estante virtual, onde voc√™ pode n√£o s√≥ colocar os livros que j√° leu, como aqueles que ainda deseja ler. Tudo de forma organizada para que voc√™ n√£o se perca durante as leituras. E voc√™ ainda tem a vantagem de poder compartilhar suas opini√Ķes com seus amigos, fazer trocas de livros, participar de sorteios, ganhar cortesias e muito mais. 
(...)
O que voc√™ pode fazer no SKOOB Comece criando o seu pr√≥prio espa√ßo liter√°rio, o seu perfil.
- Adicione pessoas e convide os seus amigos para participar. 
- Monte a sua estante de livros usando a busca de t√≠tulos. 
- Marque os livros que j√° leu, que vai ler, que est√° lendo e tamb√©m os que abandonou... 
- Marque seus livros favoritos, os que deseja ter, os que já têm, os que são meta de leitura, os que emprestou e os que pretende trocar.
- Usando o Hist√≥rico de Leitura voc√™ pode escrever coment√°rios e dar nota ao livro, passo a passo, enquanto l√™. 
- Classifique cada um dos seus livros usando a escala de estrelas: de uma a cinco. 
- Escreva a resenha sobre o que acabou de ler ou j√° leu e divulgue-a para seus amigos!
- Plus: Se gostar de trocar livros, inscreva-se no programa de trocas e marque os livros que deseja trocar. Voc√™ come√ßar√° a receber pedidos e ofertas de troca de outros skoobers! 
- Participe de grupos liter√°rios que gostam do mesmo tipo de leitura que voc√™. 
- Passe a seguir seus seus autores e editoras favoritas. 
- Siga tamb√©m pessoas que possuem gosto liter√°rios como seus e acompanhe todas as atualiza√ß√Ķes que elas fizerem. [Retirado do site] 

Skoob Plus - como funciona
O sistema de trocas do Skoob √© muito semelhante ao do LL. Para trocar livros, voc√™ precisa atualizar seu perfil para o Plus (veja todas as explica√ß√Ķes aqui). Voc√™ passa a ser Plus Amarelo *que significa, mais ou menos, que voc√™ √© iniciante*.
O pr√≥ximo passo √© selecionar os livros que voc√™ quer trocar. Para isso, basta clicar no √≠cone, em sua estante, os livros automaticamente passando para uma lista e caindo na sele√ß√£o de trocas. Ent√£o, quando algu√©m estiver procurando determinado t√≠tulo, encontrar√° o seu para solicitar. Al√©m de marcar como "Troco", √© importante tamb√©m voc√™ adicionar uma descri√ß√£o do livro (se est√° ama√ßado, sujo ou em bom estado) ou uma foto do mesmo. 
Voc√™ pode escolher quantos cr√©ditos valem seu livro, um ou dois. Se voc√™ optar por dois cr√©ditos, voc√™ poder√° solicitar dois livros mais tarde. √Č algo animador, eu sei, mas tenho observado que, quanto mais "caro" √© o livro, mais ele demora a ser solicitado. No Skoob existe uma grande variedade de t√≠tulos, dos mais variados g√™neros, ent√£o todo mundo escolhe minuciosamente em qual livro ir√° investir. Como eu estava querendo "limpar" a estante, coloquei todos os meus por um cr√©dito, independente da quantidade de p√°ginas ou estado f√≠sico. Para minha surpresa, recebi as solicita√ß√Ķes bem r√°pido e tudo ocorreu bem.
Quando algu√©m solicitar algum de seus livros voc√™ receber√° uma notifica√ß√£o no e-mail e no pr√≥prio Skoob. Aparecer√° um bot√£o para aceitar ou recusar a solicita√ß√£o e, caso aceite, poder√° visualizar o endere√ßo do usu√°rio para envio do livro. 
Endere√ßo copiado, agora √© s√≥ enviar o livro pelo correio. O procedimento √© o mesmo que explico aqui e deixo os links no final. Ao contr√°rio do LL, n√£o √© obrigat√≥rio fornecer c√≥digo de rastreio (pois o sistema n√£o monitora as trocas nem cancela caso n√£o haja), por√©m o usu√°rio s√≥ poder√° confirmar o recebimento se houver um c√≥digo, pois as etapas s√£o: aceitar a solicita√ß√£o, adicionar c√≥digo de rastreio, confirmar recebimento, avaliar. 
Quando o usu√°rio receber o livro que voc√™ enviou, ir√° marcar no site e voc√™ receber√° 1 cr√©dito. Com este cr√©dito, poder√° solicitar o livro de outra pessoa *qualquer livro que quiser*. Para encontrar os livros que quer, basta procurar pelo t√≠tulo, autor, ou ISBN na barra de pesquisa. Aparecer√° uma lista com os usu√°rios que possuem o livro, descri√ß√Ķes e avalia√ß√Ķes. 
As avalia√ß√Ķes s√£o muito importantes, pois √© a recomenda√ß√£o do usu√°rio. Sempre que receber um livro ou enviar, avalie como negativo ou positivo e fa√ßa um coment√°rio (n√£o precisa ser grande coisa, apenas um ok est√° bom), pois isso ajudar√°-no a trocar com outras pessoas. 
Quando o outro usu√°rio aceitar sua solicita√ß√£o, voc√™ receber√° a mesma notifica√ß√£o de antes, e o mesmo para quando ele confirmar que enviou o livro. Ent√£o, voc√™ trocar√° seu cr√©dito pelo livro. Quando receber o livro, √© s√≥ confirmar o recebimento e avaliar a pessoa que enviou. 
No Skoob voc√™ pode fazer quantas trocas quiser, sem pagar nada, ent√£o enquanto estiver esperando o livro de algu√©m, outra pessoa pode vir solicitar um seu. Ap√≥s o segundo livro ser enviado, voc√™ passa a ser Plus Azul *como um usu√°rio experiente*. Isso n√£o muda nada, para falar a verdade, mas muita gente (pelo que andei vendo em grupos), prefere os Plus Azul porque os Amarelos (segundo eles) geralmente nem t√™m ideia do que significa ser plus. Claro que tem muita gente que prestou aten√ß√£o √†s regras, mas precisa-se ter certa cautela com quem voc√™ solicita o porque o Skoob n√£o interfere de modo algum nas trocas, isso significa que, se voc√™ solicitar um livro e cancelar, ou o usu√°rio nunca responder ou n√£o enviar, voc√™ simplesmente n√£o ter√° seu cr√©dito de volta.
Eu achei este um ponto extremamente negativo, que d√° at√© um certo medo de continuar usando. O LL realmente monitora as trocas e, quando voc√™ ou o outro usu√°rio cancela uma troca, voc√™ automaticamente tem seu cr√©dito de volta (o mesmo quando o usu√°rio n√£o envia o livro no prazo), mas no Skoob isso n√£o acontece. O site mesmo diz, em suas regras, que voc√™ pode cancelar a troca por√©m n√£o ter√° seu ponto devolvido. 
Eu n√£o tive problemas com minhas trocas, mas aconselho a, antes de solicitar qualquer livro, ler bem as qualifica√ß√Ķes do usu√°rio e dar uma espiada b√°sica no perfil do mesmo (para saber se √© ativo). Isso n√£o √© 100% eficaz, mas evita dores de cabe√ßa. 
Caso voc√™ n√£o esteja tendo disponibilidade para ir ao correio, ou queira ficar um tempo sem trocar por algum motivo, basta pausar que ningu√©m poder√° solicitar nada. 
Antes de passar para o pr√≥ximo t√≥pico, farei uma pequena compara√ß√£o entre o Skoob Plus e o LL. 
Ambos t√™m design f√°cil e n√£o √© nada complexo entender o sistema (basta ler atentamente as informa√ß√Ķes), √© poss√≠vel comprar os cr√©ditos em ambos os sites (para receber sem enviar nada) e o sistema de pontua√ß√£o √© igual, acumulativo. 
O Skoob ganha do LL no quesito variedade de livros (como h√° mais usu√°rios, h√° mais livros) e o fato de podermos fazer muitas trocas ao mesmo tempo, sem precisar adquirir um plano.
O LivraLivro ganha, no entanto, no fato de monitorar bem cada troca e devolver o ponto pelas canceladas. (No Skoob, se voc√™ n√£o enviar o livro, fica por isso mesmo, apenas ser√° negativado). 
Troca Livro X Livro
Todos os livros que recebi, pelos dois métodos
Al√©m da troca pelo Plus, voc√™ pode escolher um usu√°rio que tenha um livro que voc√™ quer para trocar, e enviar a ele um que ele quer. Isso, no entanto, √© combinado entre cada um, sem usar o sistema do site. S√≥ fiz uma troca deste modo, quando uma usu√°ria me procurou querendo As Regras Da Sedu√ß√£o, de Madeline Hunter, em troca de Garoto Encontra Garoto. Aceitei na hora porque estava louca por este livro (♡), e combinamos o envio, passamos o endere√ßo e trocamos c√≥digos de rastreio. √Č uma forma de troca um pouco arriscada, pois um usu√°rio pode "calotear" os ouros. Por isso, muita gente (inclusive eu aderi √† moda), coloca em seu mural com quais usu√°rios j√° trocou, como refer√™ncia. Fiquei contente por ela ter depositado em mim sua confian√ßa, pois era a primeira vez que eu trocava desta forma.
√Č important√≠ssimo enviar o c√≥digo de rastreio e informar, por mensagem privada, o estado do livro e andamento da troca, para evitar dores de cabe√ßa.
Extra: Aventuras no correio

gif aleat√≥rio 
Gente, sempre que vou postar um livro, volto com uma hist√≥ria diferente. Podia virar uma s√©rie, como "As Cr√īnicas dos Correios" ou "Desventuras nos Correios"! Pelo que vi, conversando com algumas amigas blogueiras, isso n√£o acontece s√≥ aqui, mas mesmo assim irei compartilhar haha.
O primeiro livro que troquei, no LL foi até tudo bem, porém saiu mais caro porque o funcionário não sabia sobre o Impresso Nacional Normal. Um pouco de dinheiro a mais, tudo bem, mas da próxima vez, tentamos colocar com INN para ficar tudo certinho (afinal, se fosse para gastar muito, eu compraria logo o livro, ué (a graça é, realmente, economizar)). (off: foi a primeira vez que fui e que lugar chato, gosh!)
Da segunda vez, ainda no LL, o funcionário *mesma agência*, mais uma vez não sabia nada sobre a tal modalidade e cobrou outra coisa. Disse que tinha colocado Registro Módico mas não colocou, então passei uns apuros danados para receber outro livro em troca, pois o site requer rastreio. Conversei com a usuária e ela foi super compreensiva e atenciosa, sugeriu que eu inserisse um código qualquer no lugar. Não deu certo, tive minha conta bloqueada (mas consegui desbloquear), e fiquei sem meu ponto e ela teve de volta o dela, mesmo que tenha recebido meu livro. Eu estava quase deixando para lá quando tivemos a ideia de tentar pelo Skoob. Nós "forjaríamos" (me sinto uma criminosa falando assim) uma troca, onde ela solicitaria o livro que enviei e eu fingiria que estava enviando, adicionando um código qualquer. Deu certo! Como o Skoob não monitora o rastreio, conseguimos e eu recebi um crédito lá. Foi aí que eu comecei a testar o sistema e vi o quanto era bom.
Na vez seguinte, deu tudo certo. Postei o Por Toda A Eternidade, de Kristin Hannah (tinha três exemplares deste ;~; ), tudo ok. Mostrei o comprovante do jeito que queria para não ter erro. Já na outra vez, quando postei outro exemplar do mesmo livro, o funcionário veio com a história de que não podia ir no Impresso Normal livros com mais de 500g, o que era totalmente mentira, já que, segundo a tabela do site, pode-se postar quilos de livros. Depois de mostrar o comprovante da outra postagem, que era do mesmo livro, ele finalmente aceitou. Mas aí, disse que não tinha etiqueta para Registro Módico. Ai ai ai, viu.
Ent√£o, fui √† outra ag√™ncia, desta vez em um shopping *aproveitei e comprei muitos e muitos livros l√°, muahahahaha*  e consegui postar tudo certo, junto com outro livro. Desta vez, me surpreendi com o quanto o funcion√°rio foi bom. Eu havia copiado uma tabelinha, com as informa√ß√Ķes referentes ao peso e pre√ßo, e ele pacientemente consultou o sistema e fez tudo certo. Disse que aquela modalidade era pouco usada, por isso ningu√©m acertava bem. Mas o que me revoltava era o fato de os funcion√°rios sequer se darem ao trabalho de consultar o sistema, em vez disso, jogando tudo de qualquer forma!
Na próxima vez, fui em outra agência postar dois livros para remetentes diferentes (nossa, quantos livros eu postei? estou perdendo as contas aqui), o funcionário foi super grosso e, mesmo entregando o papel com a tabelinha, ele fez do jeito dele e ainda reclamou quando pedi para mudar *acho que vou trabalhar lá, parece que não precisa ter nenhuma preparação nem educação HAHAHA*. Mostrei o papel de novo e novamente ele fez errado. Sem comentários. Próxima aventura.
Voltei então à agência do shopping, postar mais livros com o funcionário bacana. Mais uma vez, tudo certinho e, na próxima vez, também fui lá. Esperei uma eternidade para chegar na minha vez, pois tinha umas 200 pessoas. O problema, no entanto, é que peguei o guichê de outro funcionário, que não sabia nada daquilo tudo. Primeiro, ele não sabia o que era o Impresso Normal. Depois de ler tudo, não estava conseguindo colocar nenhuma etiqueta que "pegasse" no sistema. Ele disse, então, que ele não tinha etiqueta. Então eu pensei "que saco, vai ser igual daquela outra vez" mas, eis que ele disse que ia passar para o outro funcionário (o bacana) porque ele tinha e etiqueta. Eu pensei "Não, não acredito nisso". E ainda não acredito, mas é isso mesmo: ele não tinha a etiqueta então ele falou para eu ir para o guichê do outro funcionário porque ele sim tinha. Não era só ele pegar a etiqueta dele??! Ele não podia simplesmente ir lá no armário do outro funcionário, arrancar uma etiqueta da cartela dele e pregar no meu envelope??! Pelo visto, não. Fui para o guichê do funcionário bacana e ele simplesmente foi lá, abriu seu armário, pegou a tal etiqueta de Registro Módico, colocou no meu envelope e cadastrou no sistema. Só. O outro não podia fazer isso?! Uma palavra, um sentimento: affes.
Enfim, estas foram as que mais me "marcaram". √Č realmente dif√≠cil postar um livro, √© isso que aprendi com a vida #drama. Os funcion√°rios est√£o de mal humor e querem descontar em voc√™! Existem milh√Ķes (quatro) de guich√™s mas, por algum motivo oculto que minha pobre mente humana n√£o consegue decifrar, apenas um ou dois est√£o funcionando, ent√£o, se tiver mais de dez pessoas, voc√™ passar√° o dia todo esperando a sua vez.
Quando fui enviar o livro de uma das ganhadoras da promo√ß√£o que participei, o funcion√°rio queria abrir o pl√°stico (eu sempre encapo os livros que envio com pl√°stico) para saber se tinha alguma dedicat√≥ria. Tipo, e se tivesse? Iria mudar a modalidade ou qualquer coisa apenas se eu tivesse rabiscado qualquer coisa na primeira p√°gina do livro?! Ou ele estava apenas curioso? Desta mesma vez que fui postar o livro, o funcion√°rio disse que n√£o era mais para eu levar o livro lacrado em pl√°stico pois eu poderia estar burlando o sistema, colocando uma carta dentro e usando a modalidade de impresso normal. [revirando os olhos] 
E tem mais: por que aquela catraca rid√≠cula? Tipo, quem vai assaltar o correio?! Tudo bem que o povo realiza pagamentos l√° mas...s√©rio, no shopping tem banco, lojas, livrarias *quem assaltaria a livraria? (=^・ŌČ・^=)šłŅ*! E aquela bobagem de cortar as pontinhas do envelope?! Apenas revoltante.
Mas com essa hist√≥ria dram√°tica toda, trago uma li√ß√£o de vida para quem posta/ir√° postar livros: imprima a tabela, imprima o site todo, e leve com voc√™. Quanto mais p√°ginas, mais informa√ß√Ķes, melhor (o jeito √© ensin√°-los a fazer o pr√≥prio trabalho). Leve o comprovante de envios que deram certo tamb√©m. E, se mesmo assim, eles n√£o derem aten√ß√£o ao que voc√™ quer, pegue aquele potinho estranho de cola e pregue a tabela na testa deles! *brincadeira*.
Eu sei que a vida não está fácil para ninguém, que ser funcionário dos Correios deve ser uó (as greves que vemos no jornal são prova) mas, convenhamos, a gente, cidadão de bem *apelando*, não tem culpa. Nós também sentimos os reflexos negativos do governo, não adianta descontar em nós e fazer tudo de má vontade.

Enfim, uma historinha meio desnecess√°ria mas que senti vontade de compartilhar porque amo voc√™s ♡ Algu√©m que j√° enviou livros passou por alguma destas situa√ß√Ķes? Vi em um blog uma menina que tamb√©m caiu no golpe dos 500g + falta de etiqueta HAHAHA (Digo golpe porque √© meio estranho que o mesmo caso tenha acontecido igualzinho com pessoas de lugares diferentes).

Agora, falando s√©rio, espero que o post tenha sido explicativo e tenha ajudado voc√™s. Caso tenha sobrado alguma d√ļvida, podem perguntar que responderei da forma mais completa que puder. At√© o pr√≥ximo post. :*