As Coisas Mais ??? Que Ouvi Sobre Doramas

Oi pessoas! (づ。◕‿‿◕。)づ O post de hoje é um pouco diferente. Vou comentar sobre as coisas mais absurdas que já ouvi/li relacionados à doramas. Talvez algum de vocês se identificam, quem gosta de doramas, e mesmo quem já pensou ou pensa desta forma, possa estar aprendendo mais sobre os doramas (afinal, ninguém nasce sabendo, certo?)

1) Não entendo nada disso!
Taí uma coisa que eu sempre ouço em relação à qualquer coisa que seja cultura oriental. Muita gente deve achar que para ver um dorama, um anime, você precisa ser aqueles fanáticos por cultura oriental, que sabe o nome de todos os distritos e mais um monte de coisa. Mas *NÃO* é assim. Da mesma forma que você não precisa manjar de nada sobre os EUA para assistir Supernatural, por exemplo, você não precisa ter algum conhecimento prévio para acompanhar um dorama. Nós, que vemos muitos filmes e séries orientais temos sim um conhecimento a mais sobre a cultura deles, manias, comidas, até sabemos algumas palavras do idioma (vai negar que você não fala um "ottoke" de vez em quando?!), mas 80% de tudo que sabemos veio dos próprios doramas. Digo isso porque muita gente gosta de pesquisar mais da cultura coreana, por exemplo, mas geralmente conhecemos a maior parte através dos doramas e filmes. Sempre que um dorama aborda uma certa lenda, costume ou menciona uma palavra sem tradução para o nosso idioma, quase sempre há as notinhas no canto do vídeo, para sabermos sobre o que eles estão falando e é dessa forma que aprendemos mais sobre a cultura. Um bom exemplo é My Girlfriend Is A Gumiho. Quando comecei a assisti-lo, eu não fazia ideia do que era um Gumiho (além do que é dito na sinopse), e não atrapalhou em nada! O dorama mostrou bem sobre essa lenda e acabou que eu aprendi essa mitologia coreana. Fora o fato de que os doramas e séries asiáticos muitos são feitos com a intenção de serem lançados ou assistidos fora do país, por isso quase sempre há uma versão do título em inglês, oficialmente. Ou seja, eles quase nunca fazem algo "fechado", próprio para o país deles e, quando fazem, os tradutores de sites para assistir doramas online/baixar, ajudam colocando as notas para a gente.

2) Indique alguns doramas para quem nunca viu.
Esta anda de mãos dadas com a anterior. Já vi muita gente pedindo recomendações de doramas para iniciar nesse mundo e, assim como a outra, digo que não é necessário conhecimento prévio algum para ver um dorama! Você não precisa ter lido HQ alguma para assistir às séries americanas com heróis, da mesma forma como não precisa escolher um dorama com base em qualquer coisa. Basta escolher o tema do seu agrado, seja com romance, ação, histórico,... Muita gente iniciou por doramas muito conhecidos como Boys Before Flowers, Playful Kiss e You're Beautiful, mas dá para abrir qualquer dorama e assistir tranquilamente que você irá entender tudo (a menos que a estória deste dorama seja confusa, aí é outro caso). O primeiro dorama que vi foi City Hunter e foi como ver qualquer série. A estória tem começo, meio e fim, nada de diferente.

3) Morro de vergonha da atuação coreana.
Essa frase me dá coceira até hoje quando me lembro. Ouvi de uma garota que já viu alguns doramas e disse que hoje não assiste tantos porque "morre de vergonha da atuação coreana". Eu acho que essa é a frase mais ignorante, de todas, que já ouvi sobre doramas, sinceramente. Uma coisa que as pessoas fazem muito, é ver aqueles doramas colegiais, onde não há aquela atuação excepcional (porque, convenhamos, a maioria não têm uma estória forte), afinal muita gente começa por estes, desgosta porque não é aquela estória incrível com espaço para os atores darem um show de atuação, e começa a julgar todos os doramas por causa disso. Há muitos atores ruins sim, na Coreia, mas também não há muitos atores ruins nos EUA, Brasil, México? É muito ignorante julgar um conjunto inteiro de atores baseados em dois ou três doramas ruins que você não soube escolher bem antes de ver (estou falando de quando a pessoa sabe que não curte determinado gênero mas resolve ver porque não quer saber/não sabe da variedade de estilos de doramas existentes). Há atores ótimos também, como Lee Min Ho, Park Bo Young, No Min Woo...Esse preconceito baseado em quase nada já vi sobre o México também. Tenho certeza que alguém aqui já assistiu às famosas novelas mexicanas, Maria do Bairro, A Usurpadora (eu amava ), Rubi...E sabe como as novelas precisam ser dramáticas, exageradas. Uma vez vi uma blogueira resenhando um filme mexicano e disse que se surpreendeu pois gostou muito, tendo em vista o histórico de atuação do México. Opa...histórico de atuação do México? As pessoas assistem as novelas da Thalia no SBT (ainda passam?) e acham que podem julgar todos os atores do México, da mesma forma que assistem a Park Shin Hye atuando (mil desculpas, quem gosta) e saem soltando frases como esta. Vamos sair um pouco da casinha, abandonar o preconceito?

4) Parece bem as séries que gosto de ver.
Tá, essa é bem mais light, mas tem que reforçar. Muita gente acha que os doramas são sempre iguais os mais famosos, com o romance colegial, ou a mocinha pobre o moço rico, triângulo amoroso...e não é bem assim! Há sim milhares destes, não é brincadeira, mas dorama é igual série, cada um tem seu gênero e público! Tem dorama de romance, colegial, médico, drama, policial, investigação, terror, 0 romance e por aí vai, da mesma forma que as séries americanas. Você só precisa procurar o gênero que te agrada, simples! Não tem nada a ver a pessoa gostar de séries de ação, sem romance meloso, e for assistir Heartstrings, por exemplo. Desse jeito não vai gostar mesmo.

E vocês, dorameiros? Quais as coisas mais absurdas que já leram? E, quem não sabe nada deste mundo (ou um dia foi autor de uma frase dessas), espero que tenha gostado do post e que tenha ajudado a abrir a mente. E, quem quiser conhecer uns dramas legais para assistir, clique aqui. (︶◡︶)