[IDY] A Noiva Fantasma, Yangsze Choo

Boa noite, leitores! (*≧∀≦*) Hoje venho com mais uma resenha do projeto IDY. Para a categoria de Maio, escolhi "Recomendado" e vou contar agora o que achei do livro que me indicaram.

Informações:
Título:                       A Noiva Fantasma
Gênero:                    Ficção, Fantasia
Editora:                    Darkside Books
Ano:                          2015
Páginas:                    360
Autora:                     Yangsze Choo
Sinopse: Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma... 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto. A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo. Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente. Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.

A Noiva Fantasma se passa em Malaia (nome histórico da Malásia), em 1893. Li Lan é uma jovem bonita e de boa educação, órfã de mãe e com um pai recluso, mas com bom apoio. À esta idade, quase dezoito anos, é de se esperar que ela já estivesse casada porém, devido à pouca influência social e decadência que sua família, Pam, vem enfrentando nos últimos anos, não Li Lan não recebeu qualquer proposta.
Até que seu pai, em um dia, pergunta-lhe o que ela acha de se tornar uma noiva fantasma. Nesta prática, comum em uma parte da Ásia, uma cultura antiga, é feita uma cerimônia de casamento onde uma pessoa viva se casa, simbolicamente, com um espírito a fim de, geralmente, acalmá-lo.
Li Lan acha a pergunta de seu pai engraçada e os dois não consideram aceitar a proposta, nem mesmo tomam como algo a se pensar como relevante, que foi feita pela abastada e influente família Lim. Até que o espírito de Lim Tian Ching, arrogante e detestável primeiro da linha de herdeiros da família, passa a assombrar Li Lan para torná-la sua esposa.
Eu sempre fui muito atraída por este livro, com temática tão diferente dos que conheço, e, depois de receber a recomendação, decidi começá-lo. A narrativa em primeira pessoa, com Li Lan contando cada acontecimento como uma estória real, logo me cativou e a riqueza de detalhes e curiosidades sobre o povo daquele lugar e época também é um prato cheio!
Toda a obra é muito bem construída, cheia de crenças, lendas, e o enredo é totalmente instigante. Há muitos mistérios envolvendo Lim Tian Ching e as circunstâncias de sua morte, assuntos do passado de Li Lan, e a entrada de vários personagens. É realmente uma aventura impressionante, com vários acontecimentos, vários perigos, tudo narrado com calma, explorando cada situação, e tudo se conectando mais cedo ou mais tarde.
A cada capítulo tudo vai se enrolando mais, tomando rumos perigosos que eu nunca teria imaginado ao iniciar a leitura. Admito que ás vezes estava sendo frustrante como nada parecia dar certo para Li Lan, e eu estava ansiosa para saber se ela iria ficar bem ao final.
Por falar em final, foi realmente inesperado devido à toda a luta da personagem durante toda a obra mas isso apenas deu uma humanização a mais à mesma, já que podemos mudar nossa mente ao longo do tempo.
Eu não simpatizei tanto com a personagem no começo mas, aos poucos, sua personalidade vai sendo revelada e foi impossível não torcer. Não dá para conhecer totalmente cada personagem, apenas a visão de Li Lan de cada um, mas mesmo assim estão bem trabalhados e cada um tem sua importância.
Gostei muito da leitura de A Noiva Fantasma, trouxe muitas novidades e foi muito bom de acompanhar, cada vez me envolvendo mais. Ao final, ainda, há notas sobre as culturas mencionadas, o que permite entender melhor e satisfazer nossa curiosidade, mostrando o quanto a autora pesquisou para criar esta obra tão fantástica!

Avaliação:
★ ★ ★ ★ ★
Compre aqui.

Como é esperado, a Darkside Books trouxe novamente uma edição linda e muito caprichada! Ao final deste livro há algumas páginas estampadas e instruções para fazer o origami. A Fernanda fez e ficou muito amor! Mais fotos lá no meu Instagram ( @indontwearwigs )

#Livros #IDY

Nenhum comentário:

Postar um comentário