Auto Da Compadecida, Ariano Suassuna

Oin, boa noite! (〃^3^〃) Venho hoje com uma resenha curtinha desta obra que inspirou um filme que marcou minha infância e, como estava estudando sobre o autor há algum tempo, resolvi conferir.

Informações:
Título:                       Auto Da Compadecida
Gênero:                     Literatura Brasileira
Editora:                    Nova  Fronteira
Ano:                          2014
Páginas:                    192
Autor:                       Ariano Suassuna
Sinopse: O "Auto da Compadecida" consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".

No começo eu estranhei um pouco pois se trata de uma peça de teatro, e faz muitos anos mesmo que eu não leio uma, mas logo que captei bem o formato o ritmo foi bom. É uma leitura fácil, com uma linguagem simples e regional, realmente cativante.
A estória, que traz várias personalidades intrigantes e bastante foco, principalmente, no personagem João Grilo, não é nova para mim (eu assisti muito mesmo ao filme em minha infância) mas isso não atrapalhou em nada. Pelo contrário, me diverti como sempre me divertia com esta estória, e ainda ficou aquele sentimento de nostalgia.
Em Auto Da Compadecida não há um conflito único, é mais sobre as aventuras do personagem, que é esperto e cheio de trambiques. São aventuras muito inusitadas mesmo, vividas com muito bom humor.
Comparando um pouco com o filme, houveram várias diferenças no enredo. Entretanto, não há nada que tornou essa obra, a original, negativa em vista da outra, apenas diferente.

Avaliação:
★ ★ ★ ★ ★

Nenhum comentário:

Postar um comentário