Diário Alimentar

Olá! ꒰ ・ ̫・꒱ Quando se faz dieta ou reeducação alimentar, muitos sites sugerem manter um caderninho ou algo do tipo para anotar o que se consome diariamente. O propósito, muitas vezes, é fazer contagem de calorias e ter um controle alimentar, ou mesmo apenas planejar refeições. Comecei, então, a manter no meu blog privado, que é uma espécie de diário,  um planner alimentar.
Todos os dias, quando tenho tempo, faço uma lista da alimentação do dia, do café da manhã ao último lanche. Inicialmente eu contava as calorias também, mas percebi que não é algo 100% certo, já que 100 calorias em frutas não se comportam da mesma forma no nosso organismo quanto 100 calorias de carne, por exemplo.
Porém, mesmo assim acabei gostando de fazer isso, de anotar e planejar minhas refeições. Anotando o que como aprendi mais sobre minhas necessidades, fui percebendo quais refeições eu estava deixando a desejar em quantidades, e em quais outras eu podia diminuir ou alterar.
Foi dessa forma que percebi que houve uma época em que eu não tinha muita fome após praticar dança, então não fazia sentido comer um lanche grande se, mais tarde, a fome atacaria independentemente. Também foi importante para aprender a balancear minhas refeições, já que gosto de comer a maior quantidade de alimentos distintos no dia a dia.
Outra coisa legal foi que passei a deixar dicas para mim mesma do que poderia fazer diferente da próxima vez que preparasse determinada refeição HEHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário