"Manjar" Com Calda de Abacaxi

୧ʕ ⇀ ⌂ ↼ ʔ୨ Essa receita segue o estilo de um manjar, por isso as aspas. É, basicamente, você fazer o manjar ou mingau mesmo (geralmente manjar é feito com leite de coco, se não me engano) e servir com uma calda. Esse acompanhamento é bem variado, sendo de ameixas secas, cerejas, ou o que mais você quiser.


🍥 Mingau:
3 colheres cheias de farinha de aveia
1 xícara de leite

🍥 Calda:
abacaxi picado em pedaços pequenos
açúcar mascavo*
água*

🍥 Preparo:
Para o mingau, deixe o leite esquentar um pouco em fogo baixo e depois vá adicionando a farinha. Mexa bem até atingir uma boa consistência. Para a calda, junte em uma panela todos os ingredientes e deixe ferver bastante, até engrossar e os pedaços de abacaxi estarem bem dissolvidos. Para servir, coloque primeiro o mingau e jogue a calda por cima!

As medidas em asteriscos dependem do gosto pessoal. Como não adoço o mingau, gosto que a calda fique bem docinha, então coloquei umas seis colheres de açúcar mascavo. E, quanto à água, é como fazer calda de ameixas; se quiser mais caldo, mais água e, se não, o contrário. Essa receita rendeu duas porções e fica muito bom mesmo, excelente para o tempo frio!