Shuuseki Kairo No Himawari

(ノ*゜▽゜*) Esse é mais um mangá josei/psicológico. Confesso que relutei um pouco em lê-lo porque não gostei tanto da capa...

Informações:
Título:          Shuuseki Kairo No Himawari/ IC In A Sunflower/ 集積回路のヒマワリ
Editora:        Shoudensha
Ano:              1997
Gênero:         Josei, Drama, Ficção Científica, Psicológico
Autora:         Mihara Mitsukazu
Volumes:       1
Sinopse: Uma coleção cyber-punk de estórias girando em torno do tema "Boneca".
1. Gum no Iranai Kodomo-tachi (Keep Those Condoms Away From Our Kids)
2. Rissa no Tetsu no Hitsugi (The Iron Maiden)
3. Shuuseki Kairo no Himawari (The Sunflower Quality Of An Integrated Circuit)
4. Bara Tessen no Mukougawa (The Other Side of the Rose Wire)
5. Kago no Sakana (Fish Out of Water)
6. Koubutsu-kun (Mister Mineral)
7. Anata wa Ikiteiru (Alive)

Shuuseki Kairo No Himawari traz estórias one-shot, independentes, dessa mesma autora, Mihara Mitsukazu. Cada uma traz uma temática diferente, porém todas preservam o mesmo estilo obscuro.
Keep Those Condoms Away From Our Kids - Se passa em uma sociedade em que os jovens possuem pouco ou nenhum interesse sexual. É inusitado porque, cada vez mais, nesse mundo em que vivemos a sexualidade é explorada e praticamente esfregada na cara de todos.
The Iron Maiden - Uma mulher que tem uma compulsão por morder, por causa de traumas do passado. Estórias com abusos sexuais são sempre lamentáveis, e essa realmente comove principalmente por uma certa pergunta feita no final. É o mundo cru.
The Sunflower Quality Of An Integrated Circuit - As pessoas mais abastadas estão investindo em robôs empregados, que fazem todo serviço de cada e obedecem a qualquer ordem feita. Vanilla é uma dessas e seu dono, um homem de idade casado com uma mulher mais nova, desenvolve uma afeição especial por ela. Foi uma das estórias que mais gostei, porém captei uma atmosfera diferente da esperada nesse tipo de enredo; coisas são sempre coisas e atendem à sua natureza, não espere demais delas, mesmo as que parecem humanos.
The Other Side of the Rose Wire - O jovem Dyke está sempre indo ao parque para ver uma garota, esta que cuida de seu pai senil. Não me despertou nada em especial, mas o final é uma boa reflexão sobre aqueles sentimentos de libertação de uma pessoa que é um fardo. Algo muitas vezes visto como egoísmo, mas sempre está lá.
Fish Out Of Water - Uma sereia foi capturada e se recusa a aceitar qualquer coisa que os humanos lhe façam. Eu tinha simpatizado bastante por esse ser, mas então veio o desfecho com uma revelação incrível e não esperada. Se tornou minha favorita da coletânea!
Mister Mineral - Admito que não entendi muito bem essa estória, nem sei se há algo aqui para compreender. Um garoto esquisitão se envolve em um romance com uma colega. Ele parece ter alguma coisa, algum fetiche por órgãos ou algo assim (?). Tá né.
Alive - Uma organização fabrica clones, tratados como animais de laboratórios, servindo sempre para o bem dos humanos. Essa é bem comovente por trazer um tema assim, delicado, e possui uma reviravolta legal também.

Avaliação:
★ ★ ★ ☆ ☆
Leia aqui (traduzido para inglês).