Fallen - O Filme

ଘ( ˊᵕˋ )ଓ Fallen é uma série por qual tenho muito carinho, já que foi a responsável por eu entrar com tudo no mundo literário. Eu a li em 2013 e, desde aquela época, vejo boatos de que será lançado um filme e tudo mais.
Geralmente adaptações de livros de série, ainda mais aqueles com fantasia e efeitos, ficam bem ruins, mas eu estava bem curiosa para ver qual seria o resultado. No fim do ano passado houve todo um burburinho (que até me deixou com vontade e eu reli o primeiro volume, preciso reler os outros também...) sobre o filme que, finalmente, iria sair.
Só que, depois da estreia, o filme de Fallen meio que flopou, porque nem vi ninguém mais comentando (só um ou dois blogs perdidos, nada como a estreia de Como Eu Era Antes De Você, por exemplo). Mesmo tendo desgostado das pequenas coisas que foram sendo liberadas sobre a adaptação, estava curiosa por causa do trailer, que pareceu até bom. Então, finalmente, nessa tarde assisti a Fallen - O Filme, e vou contar aqui minhas impressões como leitora da série, portanto podem haver spoilers.

Informações:
Nome:                          Fallen - O Filme/ Fallen
Lançamento:               8 de Dezembro de 2016
Direção:                      Scott Hicks
Gênero:                       Aventura, Drama, Romance
Duração:                     91 min.
Elenco:                        Addison Timlin, Harrison Gilbertson, Jeremy Irvine
Sinopse: Responsabilizada pela misteriosa morte de seu namorado, Luce é mandada para o reformatório Sword & Cross, onde se aproxima de Daniel Grigori, sem saber que ele é um anjo apaixonado por ela há milênios. Ao mesmo tempo, a protagonista da trama não consegue se manter afastada de Cam Briel, que também é um anjo e há tempos luta pelo amor de Luce. Isolada do mundo exterior e assombrada por estranhas visões, ela começa aos poucos a desvendar os segredos de seu passado e descobre a verdadeira identidade dos anjos caídos, bem como o amor que nutriram por ela ao longo de séculos. Luce deve, então, fazer sua escolha.

Fallen - O Filme pegou os pontos principais da estória e remontou-as para o filme. O enredo é o mesmo, porém acontece de forma diferente para apressar as coisas. Um filme adaptação de livro precisa ser fiel à obra original, para agradar aos fãs sim, porém também deve ser atraente para quem está apenas assistindo-o (nem todo mundo gosta de ler livros e muitos no cinema escolhem qualquer filme, sem nem saber de sua origem). Então não é como se eu o culpasse por essas alterações, no fim é a mesma estória.
escola de segurança mínima
Só que, claro, meu lado leitora não gostou dessa montagem estranha, porque há pontos gritantes: Luce tem consciência de que esteve em vários lugares com Daniel, ela não tem apenas uma impressão, só não sabe porquê; Cam, que me deixou em dúvida ao reler Fallen sobre seu interesse em Luce, definitivamente a quer para si; Luce, mesmo sabendo que Daniel é alguém que ela ama e tudo mais, flerta com Cam (o que me deixou um pouco fula); Penn tem outra história e é uma pessoa bem chatinha; Arriane, Gabbe, Roland e Molly não têm grande destaque, muito menos a última, que viraria logo uma bff para a protagonista; 
Além de tudo isso, algumas cenas marcantes não couberam, como a romântica forma que Daniel cumprimenta Luce em seu primeiro dia na Sword & Cross (lembro que há muito tempo os fãs estavam com a ideia de irem ver à estréia usando um cachecol vermelho e não houve nada disso, que é um símbolo), a conversa no lago (que acontece em uma fonte pobre ou algo assim), o beijo na praia... Me deixou meio desanimada.
Os efeitos pareciam melhores no trailer e eu só gostei mesmo daquele onde é mostrada as asas do Daniel quando ele está nadando. Achei bem tosco a representação das asas deles e aquela lutinha nos céus. E dá para ver que a intenção não era explorar os efeitos, pois são bem maquiados para não mostrar claramente. 
Não vou negar, o filme é pobre. Me pergunto o que aconteceu, porquê não saiu pela Disney como devia... Mas é complicado, um filme deve possuir um investimento bom para que tenha um bom resultado. Não adianta querer fazer um sucesso com pouco, isso não funciona no mundo cinematográfico. 
Mas, fingindo que não li o livro e apenas aconteceu de eu assistir ao filme, acho que também não funcionaria. A estória é apressada mas entrega muitos dos mistérios de bandeja, como porquê aconteceu essa maldição com o casal, e porquê dessa vez foi diferente. Isso meio que me deixaria, se eu não conhecesse a estória já, menos interessada ainda na possível continuação.
Até agora só falei mal desse filme, dá até pena HAHA Mas é realmente algo difícil de se pôr em palavras, essa adaptação. Enredo estranho, efeitos toscos...os atores não são nada de mais (Luce foi até okay, já que ela não possui muita personalidade mesmo), mas também não houveram cenas grandiosas que poderiam explorar o talento deles.
Posso dizer que uma das pouquíssimas coisas que gostei nesse filme foi a forma como dispuseram os flashbacks. Aquilo de cenas piscando nos pensamentos da Luce foram bem legais, mesmo que tenham sido completamente diferente do livro. 
Sei lá, acho que a adaptação de Fallen deu seu melhor e se esforçou, mas infelizmente não deu muito certo. Duvido muito que haja uma continuação (o que era necessário, em vista de como acabou), porque não tem potencial para satisfazer um espectador que não leu os livros, e muito menos um já fã da saga.

Avaliação:
★ ★ ☆ ☆ ☆
Assista aqui (dublado em português (parece estar faltando alguns trechos).