Lendo Livros Em Inglês

(๑・౩・๑)Quando iniciei meu primeiro blog literário eu lia aqui e ali alguns mangás em inglês, mas nunca havia lido um livro inteiro no idioma. Ser fã de artistas e da cultura estrangeira meio que me obrigou a aprender inglês (para ver os significados de música, assistir programas legendados, etc), então estou sempre em contato com a língua e melhorando. Uma boa prova disso é que o mangá que eu traduzi em 2014, Pure Trance, é realmente horrível HAHA e hoje eu já faria um trabalho melhor. 
Foi muito bom ver que tive um desempenho crescente na língua inglesa e, pensando nisso, quis postar aqui algumas dicas para ler livros estrangeiros, já que devo a eles grande parte do meu conhecimento.

Para início de conversa, por quê ler livros em inglês? Para mim, lê-los funcionou para aprimorar o idioma e sair do básico para o médio, no quesito de entender e ter coerência. Não serve, acredito, para quem quer melhorar sua fluência (eu, por exemplo, não tenho boa pronúncia e não consigo assistir uma série, por exemplo, 100% sem legendas), a menos que sejam os audiobooks, porém é muito positivo para expandir seu vocabulário. Além disso, é uma experiência realmente interessante (principalmente quando você chega ao ponto em que está apenas lendo algo na internet e só depois se toca do idioma ser inglês, não português), principalmente por você poder conferir livros interessantes "direto da fonte", no caso dos estrangeiros.
E, abrindo um parênteses para quem é leitor, as vantagens de poder se ler em inglês são grandes: Sabe aquela série literária que a editora nacional deixou de publicar, porque flopou? Pois é, você pode apenas comprar o livro em inglês mesmo ou comprar/baixar o eBook, e pronto, continuará acompanhando (no caso de a série continuar a ser lançada lá fora, como aconteceu com Rainha de Copas, A Outra Vida e várias outras). 
Além disso, é ótimo poder conferir obras que não foram lançadas aqui e explorar o mundo literário a fora, assim como é bom explorar o cenário literário nacional. 
Enfim, seguindo agora para o foco do post, a primeira dica que tenho, na verdade um requisito, é que você saiba o basiquinho de inglês. É estranho precisar saber inglês para ler em inglês, mas é exatamente isso aí. Você precisa ter uma base, para poder acompanhar o texto por cima pelo menos, e entender o que está lendo ali. Com essa base você poderá ir deduzindo o significado das palavras que não sabe, e ir compreendendo tudo de forma mais ampla. Essa base depende muito de cada um, algumas pessoas aprendem inglês nas escolas (o verbo To Be HAHA), em cursos que muitas vezes focam mas na gramática mas ainda podem valer a pena, com jogos, música e tudo mais. 
Eu me lembro de ter entrado no jardim da infância com um pouco de conhecimento, porque costumava assistir a umas fitas educativas da Initial Steps (achei um vídeo aqui, omo que nostalgia), depois retomei na adolescência, quando buscava as traduções de música. E assim fui levando o inglês básico, o bastante para compreender um texto.
Depois que você tem essa base fica fácil de aprender mais, lendo bastante. Com esse método de dedução você vai compreendendo o que as outras palavras significam, mas também é interessante ter por perto um dicionário ou o Google Tradutor, para quando surgirem substantivos por exemplo. Para aprender usando estes, recomendo além de conferir o significado, pesquisar sobre isso e ver imagens, curiosidades ou o que mais aparecer. Sempre que estou estudando ou quero realmente compreender algo, a parte visual ajuda bastante. 
Você pode começar, para não ficar cansativo, por livros curtos, contos, mangás e coisas do tipo, onde o nível é mais fácil, não possui uma linguagem tão rebuscada. Em seguida, você vai aumentando o número de páginas, o nível de leitura, e logo estará lendo livrões, além de ter uma capacidade muito maior de compreensão. Isso ajuda muito na questão de interpretação também, principalmente quando inglês é uma das línguas cobradas em provas. 
Ainda tenho bastante preguiça de ler em inglês, mas é notável que, quanto mais leio, melhor fico. Para ler mais, me propus esse ano um pequeno desafio, em que pretendo ler 12 livros em inglês. Até agora li 2 (e abandonei 1 ┰ω┰  ) e pretendo atingir essa meta! Meu desafio, agora, é melhorar minha capacidade de expressão em inglês. Ainda tenho um poor english na hora de escrever HAHA