Pluvia - Pluvia # 01

Bom dia, pessoas! ʕㅇㅅㅇʔ Hoje venho falar deste livro que abandonei muitas vezes, mas que finalmente consegui entrar no ritmo e concluir.

Informações:
Título:                         Pluvia - Pluvia # 01
Gênero:                       Romance, Fantasia
Editora:                      Novo Século
Ano:                            2013
Páginas:                      280
Autora:                       Erica Azevedo
Sinopse: Ana cresceu empenhada em suas histórias fantásticas, mas nunca teve oportunidade de se aventurar por elas. Abandonou-as ainda na adolescência, enxergando que a realidade é dura demais para tais voos inocentes. Mas, em meio a uma viagem a um vilarejo desconhecido no sul do Brasil, ela tem a oportunidade de enveredar por um mundo totalmente novo, quando, em meio à chuva do fim de tarde, observa as gotas se transformarem em pessoas iguais a ela. Sentindo o fogo que a preenchia na infância se reacender com a curiosidade, Ana vai atrás deles e se depara com um pedido de ajuda e a descoberta de um novo mundo: Pluvia. Mas o que essas pessoas realmente escondem? E qual o segredo por trás dos profundos olhos azuis do estranho senhor da mercearia? E o que de tão terrível está assustando os pluvianos a ponto de fazê-los pedirem ajuda a uma menina indefesa? Essas respostas serão desvendadas e muitas outras perguntas surgirão no decorrer da leitura de Pluvia. O primeiro livro da série “Os Mundos” traz um misto de aventura, romance e diversão para os leitores de literatura fantástica e que, como Ana, possuem sede por conhecer outros mundos.

Ana sempre foi uma menina curiosa, apaixonada pelo mundo fantástico que a mente pode criar. Livros sempre foram seus companheiros mas, ao crescer, perdeu um pouco de sua imaginação, mas a curiosidade sempre permaneceu.
Sua família não é aquilo que ela queria que fosse, e surge de seus pais a ideia de todos passarem as férias em um chalé em um pequeno povoado afastado, para aproximar a família. Ana não queria ir mas vai assim mesmo, obrigada pelos pais. Este povoado é estranho, com poucos estabelecimentos, e o único habitante que conheceram parece misterioso.
Após algum tempo no chalé, observando a chuva que caía Ana presencia algo incrível e pouco provável: três pessoas apareceram do nada, como saídos das gotas de chuvas.
A protagonista toma, então, conhecimento de um mundo que ela nunca imaginaria; Pluvia, que fica escondido na chuva. Os habitantes têm lindos olhos azuis, roupas diferentes, e estão na terra para pedir ajuda de Ana, pois seu mundo está correndo um sério perigo que nem eles mesmos sabem do que se trata.
Ana, pelo que parece, é a única que pode salvar este mundo do perigo e, mesmo relutando, concorda em deixar seus pais e viajar para Pluvia. Encontra, então, um mundo incrível, com habitantes de nomes inusitados e culturas fascinantes. Faz muitos amigos e conhece pessoas de todos os tipos, inclusive Aléxi, um pluviano jovem e misterioso.
Faz tempo que tenho este livro, e sempre me senti instigada pela capa lindíssima e o tema, tão  original. Entretanto, sempre que o pegava para ler, não conseguia me conectar à estória, não conseguia passar da página 100. Mas uma vez, após um dia de descanso sem aulas, peguei novamente o livro e desta vez a leitura fluiu bem, me prendeu bastante.
É uma estória muito interessante, cheia de mistérios e descrições mágicas, que instiga. É narrada de forma simples, em terceira pessoa, e a autora fez um excelente trabalho descrevendo cada peculiaridade do mundo Pluvia, sem deixar cair no cansativo. A única coisa que me incomodou foram as repetições de narrativa, como "a menina...", "o menino...", sempre ,se referindo á um personagem. Isso também aconteceu com outras palavras, ou acontecimentos.
Pluvia é uma leitura cativante, instigante, que os fãs do gênero fantasia vão devorar. O mundo criado pela autora é bem construído; a todo momento surgem novidades ou são apresentadas mais características sobre Pluvia.
Há muitos personagens de destaque, além de Ana, como os amigos que ela faz em Pluvia. Destaque para Aléxi, Yedda, Vevila, Julian, Caton...Infelizmente, não consegui me conectar com Ana, nem detectei uma personalidade forte nela, mas torci muito e a admirei por sua coragem em muitos momentos.
Os acontecimentos perto do final foram cheios de reviravoltas chocantes e segredos sendo revelados. O final veio com as tão almejadas respostas que procurávamos, porém algumas coisas não se encaixaram bem, ou não consegui engolir. Mas gostei muito, de forma geral, e sobrou muito espaço para a continuação.
Pluvia é um livro que, mesmo sendo de um gênero que não é meu favorito, me agradou, prendeu e chocou, com uma grande aventura, um mundo original, e até mesmo um romance.

Avaliação:
★ ★ ★ ☆ ☆

Nenhum comentário:

Postar um comentário