Antes De Dormir

Bom dia, pessoal! ヾ(@゜▽゜@)ノ Como estão? Faz tempo que não trago indicação de filme, então hoje preparei uma resenha de um filme que conheci por acaso e me surpreendeu muito.

Informações:
Nome:                        Antes de Dormir/ Before I Go To Sleep
Gênero:                     Thriller, Mistério 
Duração:                   1h 32min 
Lançamento:             2014 (EUA)
Elenco:                       Nicole Kidman, Colin Firth, Mark Strong, Anne-Marie Duff

Sinopse: Todas as manhãs, Christine (Kidman) acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que fez com que Christine tivesse amnésia. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias, mas ela acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia, talvez esteja contando apenas parte da história.

Christine acorda todos os dias pensando que tem vinte anos e uma vida toda pela frente mas, ao seu lado na cama, encontra um homem que não conhece e percebe que está casada com ele. Ele, Ben, sempre explica que ela tem quarenta anos, é casada e sofre de amnésia crônica, desde que sofrera um acidente há mais de dez anos. Seu cérebro "deleta" todas as noites tudo que aconteceu em seu dia, fazendo com que Christine acorde na manhã seguinte desnorteada e sem qualquer lembrança do que acontecera em seu dia anterior.
Ela logo toma conhecimento de Dr. Nash, um médio que, ao que parece, liga para ela todos os dias e está estudando seu problema. Ele a aconselha a manter uma câmera onde relata, em uma espécie de diário, seu dia-a-dia, que talvez poderia ajudá-la a manter memórias.
Todos os dias ela realiza tudo isso: ouve as explicações de seu marido, vai se consultar com o médico e grava vídeos contando sobre sua amnésia e sua vida. Algo, no entanto, não parece certo em toda aquela história que é contada sobre seu acidente e suas condições. Seu médico apresenta vários fatos que a deixam chocada e Christine começa a suspeitar que o homem com quem vive esconde muitas coisas sobre sua vida.
Senti vontade de ver este filme porque me pareceu uma versão séria de Como Se Fosse A Primeira Vez. Logo o enredo me pareceu instigante e fiquei curiosa para saber mais sobre o acidente da personagem. No começo há algumas coisas confusas, pois vemos apenas o que a personagem vê, mas ao longo da estória vai tendo alguns flashbacks e passamos a ter uma ideia dos fatos. Desperta muito nossa curiosidade todo aquele mistério, fiquei elaborando muitas hipóteses, pois sempre aparece novos elementos.
Há poucos personagens além de Christine, e acabamos por suspeitar muito deles. Você pensa que um personagem é o culpado mas as revelação acabam confundindo tudo e tudo muda de repente, deixando-nos ansiosos pelo desfecho. Christine é bem confusa, o que é compreensível. Ela cometeu alguns erros mas torci muito por ela, e senti pena das coisas que aconteceram. A atriz foi realmente ótima e soube interpretar muito bem cada sentimento.
Em certas partes, principalmente no que se referia à datas, ficou um pouco confuso e eu estava encontrando dificuldades para diferenciar o passado do presente mas aos poucos tudo foi se revelando e caminhando para revelações chocantes. Fiquei muito tensa pois todos os dias a personagem precisa recomeçar a lutar, mesmo sem saber, para saber de seu passado enquanto no outro dia estava tão perto de fazer descobertas.
O final foi cheio de cenas tensas e violência, mostrou o quanto uma pessoa pode ter ações doentias. Me surpreendi muito mesmo mas pode desagradar um pouco, por não ter acabado necessariamente bem para a personagem. É um ótimo filme, tem muito mistério, suspense e nos deixa ávidos a continuar vendo *a hora passou muito rápido*. Recomendo muito para todos que gostam de tramas e personagens complexos assim.

Avaliação:
★ ★ ★ ☆ ☆



O filme é baseado no livro de mesmo nome, de S. J. Watson e foi lançado em 2012 e relançado em 2015 com nova capa. Como gostei muito do filme, tenho vontade de ler o livro e acompanhar o desenrolar, que deve ser mais aprofundado e detalhado. Só me desanimei um pouco ao ler algumas resenhas que disseram que a narrativa é um pouco lenta e repetitiva. Já cloquei na lista, não sei bem quando lerei, porém pretendo pretendo resenhar no blog e comparar os dois.