Helter Skelter

Olá, leitores! (* ⌒ω⌒* ) Hoje venho com a minha opinião sobre este mangá que, sem dúvida, foi um dos melhores que li nesse ano.

Informações:
Título:          Helter Skelter
Editora:       Vertical Inc.
Ano:             1995
Gênero:        Josei, Horror, Psicológico
Autora:        Okazaki Kyoko
Volumes:      1


Sinopse: Após passar por inúmeras cirurgias pásticas, Ririko enfim consegue se transformar numa absoluta manifestação da beleza, tornando-se uma modelo, cantora e atriz bem sucedida. Contudo, incapaz de suportar os efeitos colaterais de tantas cirurgias, seu corpo logo começa a desmoronar, e junto com ele, sua sanidade mental, conforme ela mergulha em um assustador e inevitável fim.


Se você pudesse ter o corpo perfeito, ser amada por todas as pessoas por sua aparência, você iria até o fim? Ririko sim. Ela era uma garota gorda e "feia" antes e, após cair em uma vida suja, conseguiu patrocínio para se tornar a personificação da beleza. Todo seu corpo, dos pés à cabeça, foi construído com bisturi, tornando-na uma modelo linda e de sucesso.
Sua beleza atrai fãs de todas as idades, pessoas se inspiram nela e tentam, de forma patética, alcançar uma aparência como a dela. Sua empresária, que ela chama de Mamãe, procura extrair o máximo que pode de seu sucesso, colocando-na para posar para revistas, aparecer em programas de variedades, atuar em dramas e até mesmo cantar. Ririko deve usar sua aparência para ganhar cada vez mais dinheiro, mesmo que ela quase se mate para trabalhar tendo pouquíssimas horas de sono.
Ela deve extrair o máximo de sua carreira antes que ela envelheça, perca a beleza e seja esquecida.
Um dia, uma ferida aparece em sua testa, e torna-se uma grande preocupação quando algo é constatado: o corpo de Ririko está, literalmente, desabando por causa de todas as intervenções cirúrgicas. Ela precisa se submeter ao uso de vários cosméticos e medicamentos para tentar melhorar, mas seu corpo não aguenta mais.
“Você tem ideia do que eu passo para manter meu peso atual...? Sabe o que é não conseguir dormir de tanta fome, mesmo tomando pílulas para dormir...?”
A ideia de perder a beleza, a única coisa que ela tem, a deixa em pânico, mas tudo fica pior quando não só seu corpo, como sua sanidade também se encontra comprometida. Ririko é um produto da mídia, e começa a enlouquecer por causa disso, de tanto estresse que a busca pela perfeição traz.
Helter Skelter foi um mangá que assim que li a sinopse, quis ler. Já sabia que o tema seria psicológico, dramático, assim como  o filme 200 Pounds Beauty, tratando deste assunto polêmico; a "beleza" e os padrões da sociedade sobre ela.
“Toda vez que alguém pressiona o botão da câmera, sinto como se estivesse me tornando ainda mais vazia, e estou sempre tentando desesperadamente não gritar bem alto.”
Logo no começo me vi presa à estória, pois retrata toda a sujeira por trás do entretenimento. Mostra bem a realidade de alguém considerado um produto, que não pode ter sentimentos ou vida pessoal, apenas deve posar e sorrir para as câmeras, enquanto sua conta fica mais gorda. Mostra também a parte que já conhecemos, onde uma mulher pode se deitar com pessoas repugnantes para conseguir um papel, ou ter estabilidade financeira.
A protagonista, Ririko, tem atitudes péssimas, é egoísta, bipolar, fútil. Mas por dentro ela apenas está desabando. Ela é uma máquina que tem consciência de não ter nenhum valor verdadeiro, de ter apenas sua beleza e está a perdendo. Ela sabe que tem milhares de fãs, mas ninguém a ama realmente. Ela sabe que, quando perder sua juventude e beleza, ou quando aparecer um rosto fresco, ela cairá no esquecimento.
Helter Skelter aborda tantos assuntos delicados sobre este mundo que vivemos que é difícil citar todos. Também fala sobre o desejo incessante dentro de nós de sempre ter algo, de sempre sonharmos com algo que não podemos ter. Fala sobre a beleza superficial, sobre o conforto momentâneo que as cirurgias plásticas nos dão; O vício perigoso na beleza, nos tornando escravos de cosméticos e clínicas de cirurgias plásticas; Na forma como a mídia contribui para esta visão; O temido envelhecimento; A inveja; Tudo que o dinheiro não pode comprar - como a felicidade e a beleza eterna. É tanta coisa que vale  apena refletir, que você irá se identificar.
Ao mesmo tempo, há um personagem que faz parte de uma investigação sem muito destaque, mas que tem bastante importância, pois traz consigo várias reflexões sobre o que é a "beleza", enquanto traça um paralelo metafórico com a protagonista.
Foi o primeiro mangá que li da autora, e achei os traços bem diferentes, mas acabei gostando pois ela retratou bem cada sentimento, o desespero. Há muitas cenas pesadas, de sexo e nudez, consumo de drogas lícitas e ilícitas, então não é recomendado para menores. Devia se tratar de um volume único, porém o final mostrou que a estória de Ririko ainda não acabou. Isso me decepcionou um pouco, pois não há um próximo volume.
"Helter Skelter" é um brinquedo estilo tobogã, além de uma famosa canção dos Beatles (tradução aqui) e acho que a autora fez uma metáfora sobre estar no topo, e depois declinar. Este foi um mangá que devorei, e que acho que todos deveriam ler, mas principalmente as mulheres, pois nós, principalmente, somos vítimas de vários destes padrões todos os dias.
Helter Skelter não é uma estória que diz que você deve simplesmente parar de se importar com os padrões e ficar como está, mesmo que não seja "bonita" como os outros querem, mas tem a mensagem de que você não deve se tornar escravo da beleza. Ou poderá perder-se completamente. Helter Skelter diz que você não deve se preocupar tanto em atingir a beleza física, pois ela é apenas superficial e nada disso ficará com você para sempre, nem ficará ao seu lado quando você precisar.

Avaliação:
★ ★ ★ ★ ★
Este mangá não foi publicado no Brasil, no entanto você pode baixá-lo aqui, traduzido, pelo Aquaria Scanlator, ou comprar a versão em inglês, aqui.

pôster oficial do filme
Este mangá gerou um filme de mesmo nome, adaptado em 2012. Como gostei muito do mangá, pretendo assistir ao filme. Pelas imagens que vi, o filme ficou bem fiel ao original. Trarei resenha para o blog. ʕっᵔᴥᵔʔっ Para quem quiser conhecer, assista ao trailer aqui.
Sinopse: A super estrela Ririko, se submete a várias cirurgias plásticas no seu corpo. Ela é vista como um ícone de beleza. No entanto, tantas cirurgias começam a trazer consequências para o seu corpo, enquanto isso Ririko torna a vida daqueles ao redor dela insuportável, ao mesmo tempo em que tenta lidar com seus problemas pessoais e sua carreira, querendo sempre ser a número 1.

#Mangás

Nenhum comentário:

Postar um comentário