Um Porto Seguro, Nicholas Sparks

Olá, leitores! (。╯3╰。) Muita gente deve conhecer Nicholas Sparks, e eu sempre vejo muitas resenhas positivas e negativas, mas nunca havia lido algum livro dele. Esses dias atrás estava com vontade de ler um romance com bastante drama e descobri que este é o estilo do autor. 
Eu tinha dois livros dele na minha estante, A Última Música e Um Porto Seguro e, como o primeiro traz uma personagem adolescente e eu não queria algo assim no momento, escolhi Um Porto Seguro e hoje venho contar o que achei.

Informações:
Título:                      Um Porto Seguro
Subtítulo:                 Nos momentos mais difíceis, o amor é o único refúgio.
Gênero:                    Romance
Editora:                    Novo Conceito
Ano:                          2012
Páginas:                    414
Autor:                       Nicholas Sparks
Sinopse: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades distintas: uma com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos; a outra com sua vizinha muito sincera. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país. Com o apoio de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... E que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Katie, uma mulher que chama atenção por sua beleza, acabou de se mudar para Southport, uma cidade pequena onde todos conhecem todos, na Carolina do Norte. Ela evita ao máximo contato com os moradores, pois carrega um grande segredo que a envergonha muito, e ela pode precisar fugir dali para outro lugar a qualquer momento.
Alex é um homem jovem, ainda que esteja grisalho, viúvo e com dois filhos. Ele tem uma loja de produtos variados, e tenta sustentar e educar seus filhos sozinhos, da melhor forma que pode. Ele perdeu sua esposa há alguns anos e, desde então, não se envolveu com ninguém mais.
Por se tratar de uma cidade tão pequena, é inevitável que os dois se esbarrem, quando Katie começa a frequentar a loja de Alex, e desde o início surge uma atração ali. E, com os segredos que Katie carrega, este romance será muito complicado.
Um Porto Seguro foi o meu primeiro contato com o autor e gostei muito desde o começo. A narrativa é muito bem fluída, sob o ponto de vista ora de Katie, ora de Alex e me envolveu muito. Estava curiosa sobre qual era o segredo que a personagem carregava, apesar de ter uma ideia.
Fazia tempos que um romance não me prendia tanto! A relação entre os personagens leva um bom tempo, de forma que não fique aquela coisa corrida, que não convence o leitor. Ambos os personagens são muito bem construídos, com suas histórias, passados e antigos amores.
A minha personagem favorita foi Katie, que tem uma história muito delicada, passou por muitas coisas, ela é um retrato de uma realidade dura. O livro aborda muito esta realidade, a violência doméstica, e possui passagens angustiantes por sabermos que se trata de algo que acontece todos os dias.
Alex também é um ótimo personagem, impossível não admirá-lo com ele sendo um pai tão dedicado.
Outra personagem de bastante destaque é Jo, vizinha de Katie com quem ela faz amizade. No começo eu não gostava dela, mas ela depois se revela de grande importância e é muito emocionante.
Apesar de ser um livro um pouco grosso, devorei. Alguns capítulos mostram acontecimentos do passado, então não fica enjoativo na estória atual. Há muito enfoque nesta situação delicada que o livro aborda, então o romance não tem tempo para ter conflitos desnecessários, como acontece em muitos.
Os últimos capítulos trouxeram bastante tensão por causa de um acontecimento, e foi impossível não ler um após o outro, e ainda faz refletir bastante.
Gostei muito da forma como acabou, houveram muitas emoções, mostrando a importância de ter alguém ao seu lado. Gostaria que houvesse tido um epílogo que mostrasse o que aconteceria no futuro, mas em geral me agradou muito e não senti que deixou alguma ponta solta.
Um Porto Seguro foi uma ótima experiência, gostei muito deste primeiro livro que li do autor, era exatamente o que eu estava procurando. Recomendo muito para quem gosta de um romance maduro com bastante drama, e ainda algo que retrate uma realidade forte.

Avaliação:
★ ★ ★ ★ ★

Como várias outras obras do autor Nicholas Sparks, Um Porto Seguro foi adaptado para o cinema, em 2013. 

Sinopse: Um viúvo (Duhamel), pai de dois filhos, tem sua rotina transformada quando Katie (Hough) se muda para Southport, no estado da Carolina do Norte. Apesar da moça estar determinada a não formar laços afetivos na nova cidade, ela não consegue cumprir esse objetivo e acaba levantando questionamentos sobre seu passado, que esconde um terrível segredo. Fonte

Eu gostei muito da estória e até fiquei com vontade de conferir o filme.

#Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário