[IDY] 1 Litro De Lágrimas, Aya Kito

Olá, boa tarde! (。>Ω<。) Hoje venho com mais uma resenha para o projeto I Dare You. Uns dos temas do mês de Março foi "Escrito Por Uma Mulher" e resolvi escolher este livro, 1 Litro de Lágrimas, que tenho na minha estante há bastante tempo e sempre fui muito curiosa. 

Informações:
Título:                       1 Litro De Lágrimas
Subtítulo:                  Diário da garota Aya e sua luta contra uma doença incurável
Gênero:                     Drama, Não Ficção
Editora:                    NewPOP
Ano:                          2013
Páginas:                    200
Autora:                     Aya Kito

Sinopse: Um Litro de Lágrimas é um livro baseado na história real de Kito Aya que, com 15 anos, descobre ser portadora de uma doença degenerativa sem cura. Aos poucos Aya vai perdendo a capacidade de fazer a maioria das coisas de que gosta, o que a deixa bastate triste. Agora mais do que nunca, ela precisa de todo o apoio de sua família e amigos para que seja capaz de seguir em frente. Um livro realmente emocionante.


Aya Kito era uma adolescente normal, com uma personalidade comum, uma vida modesta e muitos caminhos ainda a percorrer. Sua vida se resumia à família, os poucos amigos que cultivava, os estudos e ambições para um futuro próspero, diante de toda sua capacidade.
Entretanto, aos poucos seu corpo vai se modificando de uma forma diferente; ela agora parece não ter o controle de suas pernas, sempre caindo e se tornando lenta. Todos acham que se trata apenas de uma lerdeza comum, mas quando sua mãe lhe leva para fazer exames, a vida de Aya muda completamente com o diagnóstico de que ela sofre de degeneração espinocerebelar.
Esta é uma doença degenerativa sem cura, que atrofia o cérebro, fazendo com que se perca o controle de seu próprio corpo e capacidades, impedindo o portador de andar, realizar trabalhos manuais e até mesmo a falar.
Aya, por recomendação de sua média, escreve em seus diários seus pensamentos, aflições e medos sobre esta doença que tirou toda a normalidade de sua vida e a impede de continuar seus sonhos. Como gosto muito de diários, foi uma leitura muito prazerosa para mim no quesito narrativa. Através dos pensamentos de Aya, tão íntimos, vamos conhecendo-a, sabendo mais sobre a doença e seus anseios.
É impossível não admirá-la, mesmo ela se achando uma pessoa sem graça. Passar por tudo isso, sem dúvidas, não é para qualquer um, é uma doença desgastante física e emocionalmente, e é comovente como Aya tenta se manter forte, não dar muito trabalho para as pessoas ao redor, e ainda se preocupe com os outros, e, principalmente, seu desejo por continuar vivendo. Me identifiquei bastante com ela, principalmente em relação às preocupações com o futuro.
Não importa qual seja o resultado, acho que o futuro só vai existir se você viver o presente sem arrependimentos.
Cada página traz muitas reflexões e mensagens que valem a pena guardar para toda vida, mesmo quem não está passando por algo tão difícil. 1 Litro de Lágrimas traz mensagens como a importância de aproveitar o que você tem no momento, valorizar o que ainda restou em vez de chorar pelo que se perdeu, e lembrar-se sempre do quanto sua vida é valiosa, nunca desista dela.
Vamos acompanhando a personagem, através de seus pensamentos e alguns diálogos curtos, enquanto ela aprende cada vez mais sobre si mesma e luta contra esta doença, ainda que não haja esperanças de uma cura, em meio ás lágrimas que os momentos difíceis trazem (por isso o título).
Uma outra pessoa que tem bastante destaque é a mãe de Aya, Shioka Kito, que sofre mais ainda ao ver a filha neste estado. É muito lindo e emocionante a relação das duas, em como a mãe faz o que pode para ver sua filha bem, e Aya, por sua vez, tenta retribuir todo o amor, sempre grata.
Mostra, também, como é duro o preconceito, a falta de empatia, que muitas pessoas têm com aqueles que portam necessidades especiais, além das barreiras diárias.
É difícil colocar em palavras o quanto este livro é emocionante, em cada linha. O final é triste, porém o já esperado uma vez que o diário foi publicado pouco antes da morte de Aya. É muito triste saber que toda sua batalha para se curar ficou apenas um desejo, mas penso que todos deveriam ler pela história incrível de Aya e por toda as mensagens.
Sobre a edição, gostei muito do formato do livro. A diagramação é bem simples, como um diário mesmo geralmente é, com as primeiras páginas de um material diferente e mostrando algumas fotos, onde é possível ver o avanço da doença de Aya. Os últimos capítulos, escritos por Shioka e a média de Aya contam o que aconteceu depois que a jovem não pôde continuar escrevendo, e ainda mais informações interessantes sobre a degeneração espinocerebelar.

Avaliação:
★ ★ ★ ★ ★



A história de Aya Kito inspirou o famoso dorama 1 Liter Of Tears, em 2005. A produção traz Sawajiri Erika como Aya Kito e, por ser uma atriz que gostei bastante, depois de ver Helter Skelter, tenho vontade de conferir este dorama. Há ainda um especial do dorama e um filme, remake. Conheça todos aqui.

#Livros #IDY

4 comentários:

  1. Òtima resenha! Eu li esse livro após assistir ao dorama. É muito intenso, assim como o diário também eu acho que para quem é forte vale a pena sim, assistir ao drama porque é um divisor de aguas na sua vida, você não termina de assistir e continua a mesma pessoa, tem a capacidade de te fazer refletir, entender e ver a força dessa família e de tantas outras que passam por essa mesma situação e a gente reclamando de coisas poucas.

    Me visite <3 (em breve posts novos): http://ludmilabahia.xyz/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é uma lição e tanto! Não vejo a hora de ver o dorama também. :)

      Excluir
  2. Olá,
    Não conhecia esse livro e que história linda.
    Passa uma bela lição e adorei a diagramação, pelas fotos.
    Ótima resenha.

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir