Garota Exemplar, Gillian Flynn

Bom dia, leitores! (-‿‿-) Hoje venho com a resenha do último livro lido em Março. 

Informações:
Título:                       Garota Exemplar
Gênero:                     Romance, Suspense e Mistério
Editora:                    Intrínseca
Ano:                          2014
Páginas:                    448
Autora:                     Gillian Flynn
Sinopse: Desde sua publicação, em 2012, Garota exemplar tornou-se sucesso de público e crítica, alcançando o topo das mais prestigiadas listas de mais vendidos ao redor do mundo e consagrando sua autora, Gillian Flynn, como a mais aclamada escritora de suspense da atualidade. Agora, a trama sobre o casamento que sai tragicamente dos eixos chega aos cinemas, numa superprodução da Twentieth Century Fox dirigida por David Fincher (A rede social e Clube da luta) e estrelada por Ben Affleck e Rosamund Pike. O roteiro é assinado pela própria Gillian Flynn. O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens do diário de Amy revelam um casamento tumultuado mas ela estaria contando toda a história? Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Flynn cria uma aura de dúvidas em que o cenário muda a cada capítulo. À medida que as revelações surgem, fica claro que, se existe alguma verdade nos discursos de Nick e Amy, ela é mais sombria, distorcida e assustadora do que podemos imaginar. Magistralmente bem construído do início ao fim, Garota exemplar é um daqueles livros impossíveis de largar e sobre o qual se quer debater assim que a leitura termina.

Nick e Amy Dunne, estavam fazendo cinco anos de casamento, um casamento que não ia bem há tempos. Entretanto, ao voltar para casa naquele dia, após o chamado de um vizinho preocupado, ele encontra sua casa estranhamente revirada e sua esposa desaparecida.
A investigação se inicia, onde a cena do crime é estranhamente fajuta. Nick tenta não se preocupar, enquanto segue as pistas de caça ao tesouro de aniversário de casamento, tradição do casal.
O livro é intercalado entre os capítulos do ponto de vista de Nick e as anotações do diário de Amy, mostrando-o ser um homem insatisfeito com sua esposa e, ela, sempre tentando fazer o melhor para os dois.
“Eu me senti tonto, senti por um momento que todos éramos de mentira: Vamos brincar de Esposa Sumida!”
Durante a investigação pistas aparecem a todo momento apontando para Nick, que não possui álibi no dia em que Amy desapareceu, e várias que apontam-no como um sujeito até mesmo violento com a esposa, mesmo que ele negue piamente que esteja envolvido.
Eu havia amado o filme Garota Exemplar, resenhado aqui, por ser uma estória tão brilhante, então eu não podia deixar de conferir o livro, que foi ainda melhor. O filme, fazendo uma pequena comparação, é a versão mais resumida, com ligeiras mudanças para ficar mais rápido.
Então o livro Garota Exemplar foi uma boa leitura por se aprofundar muito mais, dissecando os personagens, suas personalidades e passados, pensamentos mais obscuros, e trazer a estória com mais detalhes. O começo é um pouco lento, mas a curiosidade sobre o desaparecimento de Amy com certeza irá prender até que a estória ganhe um novo ritmo, aliás, surpreendente.
Mesmo eu sabendo quem seria o verdadeiro culpado, sabendo que a grande surpresa eu já sabia, não ficou "estragado"; foi muito bom acompanhar com detalhes.
Perto da metade, é muito fácil devorar o livro, quando a investigação traz rumos alucinantes e vem a grande surpresa. Acredito que quem não conhece a estória, não pegou nenhum spoiler, vai ficar de boca aberta como fiquei quando vi o filme.
O final do livro é mais extenso, e ganha outro tom com a narrativa do ponto de vista dos personagens. Eu havia desgostado muito a forma como acabou, quando assisti ao filme, mas no livro percebi bastante diferença, na mente dos personagens.
Gostei muito da leitura, devorei as últimas páginas e tenho certeza de que todos que curtem investigações, estórias cheias de estórias dentro, mentes complexas, vai gostar muito, além das grandes reviravoltas. Acredito que vai ser uma leitura positiva até mesmo para quem já conhece a estória, ou viu o filme.

Avaliação:
★ ★ ★ ★ ★
Compre aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário