Aprendendo Coreografias

Boa noite, leitores! (。´∀`)ノ Ultimamente eu ando muito cansada para ler ou assistir algo após minha rotina de estudos (estou mesmo passando o tempo com Os Simpsons e Futurama HAHA), então ando focando no meu tempo livre em um de meus hobbes favoritos há alguns meses: aprender coreografias!
Eu sempre me divirto muito, principalmente aprendendo as coreografias de k-pop, então pensei em dar algumas dicas aqui no blog para quem está procurando uma atividade legal para fazer, ou mesmo para quem já gosta de dançar e queira saber um pouco das minhas experiências!

Por que dançar?
Não é novidade para ninguém que fazer uma atividade física é uma boa, mesmo para quem não está precisando perder alguns quilos. Eu costumo caminhar, mas sempre achei muito chato, mesmo com música, então dividindo o tempo com a dança me fez muito bem.
É, para mim, uma atividade que passa muito rápido (eu olho no relógio e já se passou vinte minutos e assim em diante), não é cansativo pois você pode sempre mudar de coreografia, além de trazer muitos benefícios como atividade física. Clique aqui e veja alguns.
Por onde começar?
Se você andou parado, aconselho começar por uma coreografia leve, que não force muito seu corpo. Tenha paciência consigo mesmo (lembre-se que para os melhores dançarinos fazerem tudo certinho eles treinam bastante), então se seu objetivo é aprender a coreografia para um cover, por exemplo, aprenda passo por passo com calma, respeitando a si mesmo. Uma boa dica é, antes de cada sessão, tirar uns quinze minutinhos, pelo menos, para fazer alongamentos e uma caminhada leve, ajudará a fazer seus músculos saírem da "soneca" para encararem a carga.
Escolha roupas confortáveis (tudo bem que as idols coreanas, por exemplo, estão sempre com looks lindos e colados, saltos altíssimos na maioria das vezes, mas lembre-se de que nas práticas de dança, estão usando tênis e roupas leves como camisetas e shorts!) e, principalmente, tênis! Sério, é importantíssimo que você escolha um bom calçado, de preferência com amortecedor, já que se trata de uma atividade física e você deve tomar cuidado. Coreografias têm muitas piruetas, giros, e mais um monte de passos que devem ser executados rapidamente, então tênis com amortecedores minimizarão o impacto nos joelhos, que são os que mais sofrem.
Dicas adicionais: Procure usar locais arejados, com uma janela e que tenha uma boa entrada de ar (lembre-se que é um exercício aeróbico e, para quem esteve parado, pode dar uma falta de ar em passos mais exigentes), tenha sempre uma garrafa de água perto e nunca force demais seu corpo.
Acabando de detalhes técnicos, enfim começando! 
Até agora gostei mais de aprender as coreografias de k-pop, pois são mais elaboradas e contínuas (sem pausa, geralmente), mas há várias coreografias legais mundo a fora. Meu conselho é procurar aprender a coreografia de uma música que você já tenha uma afinidade, pois tenho esse esquema: desde que você saiba em qual palavra ou toque certo passo termine, ficará mais fácil para ficar em sincronia. Não sei se consigo explicar bem, mas vou dar um exemplo: vi um grupo de covers brasileiras ensaiando e as meninas mandavam super bem, mas havia uma divergência na sincronia dos passos; uma fazia algo e depois que a outra fazia também, sabe? Para evitar isso, gosto de ver até que palavra ou batida vai determinado passo, assim evito ficar atrasada ou adiantada.
Aprendendo do zero a coreografia, minha dica é evitar ao máximo os vídeos de pessoas ensinando-a. Tudo bem que eles são em um ritmo mais lento e mais didático, mas quase sempre não fica igualzinho ao original, cada passo. Sei que não faz muita diferença estas duas dicas para quem só quer jogar energia fora e se divertir, mas para quem está fazendo cover ou gosta de detalhes (eu, virginiana ) faz sim uma diferença. Procure tentar pelos vídeos de prática de dança (se houver), em velocidade mais lenta e ir pausando e repetindo, até ir pegando os passos. É muito melhor aprender do original!
Ação!
Na minha experiência, deixo mais a dica de aprender a coreografia na velocidade lenta, e ir dividindo por partes (aprende um pouquinho, coloca na velocidade normal e treina bastante (sério, vai parecer super rápido de repente nos primeiros momentos, mas depois você se acostuma HAHA) até pegar o ritmo e depois passa para a próxima).

No mais, apenas busque fazer tudo confortavelmente, com cautela como toda atividade física pede, e se divertir bastante! ٩(๑❛ᴗ❛๑)۶ Vou deixar agora uma playlist com as coreografias que aprendi até agora e mais as que estão na minha lista como próximas, caso queira se inspirar.

#Dança

Nenhum comentário:

Postar um comentário