Proposal Daisakusen

Boa noite! (*^^*) Hoje irei comentar sobre este dorama japonês que terminei recentemente. 

Informações:
Título:              Proposal Daisakusen/ Operation Love/ Proposal Mission/ プロポーズ大作戦
Gênero:             Romance, Comédia, Amizade, Fantasia
Ano:                  2007
Classificação:   12 anos
Episódios:         11 + 1 episódio especial
Elenco:             Yamashita Tomohisa, Nagasawa Masami, Fujiki Naohito
País:                  Japão
Emissora:         Fuji TV

Sinopse: Iwase Ken e Yoshida Rei têm sido amigos desde a escola primária. Ken, é obstinado e não qualificado no amor, mas ele se apaixonou há muito tempo pela animada e alegre Rei. Mas Rei está prestes a se casar com outro homem. Enquanto Ken e outros amigos de colegial participam da cerimônia de casamento, uma fada aparece e envia Ken de volta no tempo, dando-lhe uma segunda chance de conquistar a garota que ele ama.


Iwase Ken sempre esteve junto de seus quatro melhores amigos; Tsurumi  Hisashi, Enokido Mikio, Oku Eri e Yoshida Rei. Esta última ele conhece desde a escola primária, por quem alimenta uma paixão secreta. Ele ama Rei, sempre amou, e por isso dói tanto o presente momento: vê-la se casando com Tada Tetsuya, um amigo.
Ken pensa que nada que possa fazer irá mudar essa realidade, até que aparece um ser mágico que vive na igreja. Ele tem o poder de manipular o tempo a favor de uma pessoa na mesma situação que Ken, então essa chance lhe é dada: através das fotografias do slide do casamento, Ken pode voltar ao passado e se confessar para Rei finalmente, evitando que ela se case com Tada e fique com ele.
Eu estava incerta sobre Proposal Daisakusen porque depois que fui perceber que Ken iria voltar no tempo para seus tempos de escola - que não curto muito - mas me surpreendi quando acabei gostando muito de assistir, mesmo assim.
O ritmo é simplesmente bom, você começa a assistir e logo o episódio já terminou. É leve e divertido, mesmo com o drama do romance. Ah, e não fica preso somente à época escolar dos personagens.
Os personagens, que são poucos, não têm grandes personalidades, mas dá para conhecer bem cada um. Gostei bastante do jeitinho de Ken, ele foi muito divertido e eu realmente torci por ele.
Rei, por outro lado, não me desceu em nada. Não gostei dela mesmo, muito chatinha emburrada com o Ken o tempo todo. Por não ter gostado dela, eu não shippei os dois propriamente, mas continuei torcendo por Ken; é mesmo tocante como ele tentou refazer tudo do passado, de forma que agradasse Rei.
Os outros amigos dos protagonistas têm bastante destaque e é um ótimo exemplo de amizade duradoura. Tsuru e Eri são o "casal" secundário, por assim dizer, e eu também não estava gostando muito deles, mas depois acabei torcendo de certa forma, pelo romance deles. É inevitável.
O ritmo é bom e eu gostei muito de ver, apesar de não ter tido tantos personagens favoritos. Acabei me apegando ao dorama como sempre acontece, mas tenho de admitir que há um grande ponto negativo. São 11 episódios e logo no começo algo fica claro: Ken fica voltando e indo para o passado, com uma "aventura" por dia.
Realmente, Proposal Daisakusen é bem enrolado por isso, quando você percebe que ele só vai conseguir se confessar de fato lá pelo último episódio, talvez. Isso acaba por ser frustrante porque a todo episódio Ken fica a centímetros de se confessar, para depois lembrarmos que ainda faltam alguns episódios e, provavelmente, nada vai se resolver agora.
Este é um ponto negativo principalmente para quem é ansioso, também porque ás vezes por mera brincadeira do destino as coisas não dão certo também, mas depois que eu entendi isso levei na boa e apenas foquei na aventura de cada dia. É legal como vamos conhecendo mais dos personagens e a relação dos dois no decorrer dessas viagens no tempo.
Os últimos episódios realmente deixam a curiosidade sobre se Ken e Rei conseguirão ficar juntos, de tanto que as coisas vão se complicando, e me agradou realmente como tudo acabou. Não foi um final que deixou algo em aberto, mal explicado, apenas dando a entender o que aconteceria em seguida, sabe? E é aí que entra o episódio especial.

Atenção: esta parte contém spoilers do dorama  (๑•̀ㅂ•́)و

Proposal Daisakusen Special é um episódio extra de duas horas e dezoito minutos que promete contar o que acontece depois das últimas cenas do dorama. Eu geralmente não tento ver os episódios especiais com medo de "estragar" o dorama, mas vi tanta gente elogiando-o que resolvi arriscar.
Este episódio continua de onde o dorama parou, então Ken e Rei estão tomando os primeiros passos para o romance. Só que foi um pouco frustrante porque logo um ano se passa e nada de os dois tomarem tal atitude, continuam a serem amigos como se nada tivesse acontecido (apesar de pensarem muito naquele dia do casamento).
Sei que é para ter material para o episódio inteiro mas...fala sério?! Então o conflito mesmo do episódio, enquanto Ken e Rei estão enfrentando as dúvidas sobre se pronunciar ou não sobre aquele dia, é o casamento de Tsuru e Eri.
Todos os amigos estão no Hawaii para o casamento dos dois, porém Eri some no dia da cerimônia, deixando apenas um bilhete que dá a entender que ela não está certa dos sentimentos de Tsuru. Ken e seus amigos então tentam descobrir o que aconteceu realmente.
Gostei bastante do episódio, esse conflito realmente deixa a curiosidade e me fez gostar mais desses dois personagens. Ao mesmo tempo que essa parte se desenrola,
Mesmo sendo um episódio grandinho, nem senti a diferença de um episódio normal porque a estória continua com um excelente ritmo! Tudo se desenvolveu e se resolveu bem, com um final muito lindinho e - agora sim! - bem fechado. Recomendo muito este especial para quem terminou de ver o dorama e ainda não está pronto para se despedir, quem deseja ver tudinho finalizado.

Avaliação:
★ ★ ★ ★ ☆
Assista/baixe ao dorama aqui e ao episódio especial aqui (legendado em inglês).