Coalhada

Oláa! (๑・౩・๑)Sempre leio sobre dietas restritivas que condenam o leite mas, como não faço dieta alguma, mantenho laticínios no meu cardápio sem nenhum problema. Gosto muito de fazer vitaminas, mingau e consumir iogurtes, queijos e tudo mais. 
Recentemente estou consumindo, também, a coalhada. Eu nunca gostei dela pura (continuo sem gostar tanto), mas gosto de trocar o leite comum por ela, já que traz vários benefícios (é mais nutritiva e boa para a flora intestinal).
Para fazer coalhada você precisa de 1 litro de leite comum, de saquinho, e 1 pote de iogurte natural (sem sabor) ou coalhada mesmo. Ferver o leite e, quando estiver mais para morno que para frio, adicionar o iogurte/coalhada, mexer bem e guardar fora da geladeira. Eu costumo deixar dentro do microondas a noite inteira, faço antes de dormir, porque aí não tem perigo de chacoalhar nem de haver algum acidente. Então, de manhã, retirar do microondas e colocar na geladeira para pegar mais consistência.
Depois, quando pronta, é só guardar um potinho com o soro para, da próxima vez, fazer novamente dessa vez usando essa amostra da coalhada, no lugar do iogurte industrializado.
Assim, consumo minha coalhada com granola, adiciono em vitaminas, frutas, mel...E, também, serve como queijo. Quem segue pessoas fitness ou que façam reeducação alimentar muito devem ter ouvido falar sobre o queijo Cottage.
Pesquisei e vi que é, na verdade, a coalhada mesmo (o método para fazer é o mesmo). Só que, depois de pronta, as pessoas costumam passá-la em uma peneira para tirar um pouco do soro. Experimentei então colocar um pouquinho de sal, adicionar ao pão integral como um requeijão, e me surpreendi. O gosto ficou realmente semelhante ao requeijão, algo como um queijo molinho mesmo. Uma delícia!
Mais tarde experimentei, também, adicionar um pouco de orégano e fiquei mais pasma ainda: com pão, fica a mesma coisa que pizza! É sério, dá uma ilusão porreta de que você está comendo pizza. Coloquei no pão e deixei no microondas por cerca de dois minutos e o pão meio que absorve um pouco da coalhada, porém fica muito saboroso mesmo. Mataria bastante a vontade de comer pizza, ainda mais se adicionar outras coisas para "enganar", como tomates cereja picados ou frango desfiado, feito de forma light. Amei minha torrada-pizza! :3