Bolo de Chocolate

ヽ(´・ω・`)ノ Essa semana experimentei essa receita, baseada nessa aqui, de bolo de chocolate no microondas, adaptando um pouco para algo mais light.

Uma publicação compartilhada por ⛧☾🌌 (@idontwearwigs) em

🍫 Ingredientes:
1 colher cheia de margarina*
8 colheres de leite
6 colheres de farinha de aveia
3 colheres de açúcar mascavo
1 pitada de fermento
1 ovo batido
3 colheres de chocolate em pó*

🍫 Preparo:
 Em uma tigela adicione o ovo batido, a margarina e o leite e misture bem. Em seguida acrescente a farinha, o açúcar e o chocolate, mexendo sempre bem e deixando o fermento por último. Despeje a massa em um recipiente próprio e leve ao microondas deixando assar de três a seis minutos, dependendo do aparelho. Essa receita que fiz deu duas porções generosas.

Meu microondas é meio zoado então demorou uns sete minutos para ficar pronto, mas o resultado é simplesmente incrível! Me surpreendi com o quanto o bolo cresceu (tinha preenchido somente até a metade do copo e ele foi até a borda), e é muito muito gostoso mesmo. Pareceu o bolo da minha mãe! :3 Meu bolo ficou no meio termo entre fit e não-fit, porque usei chocolate em pó de cacau 33% e margarina.
Seria melhor trocar essa última por manteiga, que é natural, ou óleo de coco, uma vez que margarina é gordura vegetal hidrogenada (trans), porém como não tenho em casa coloquei essa mesmo. Vi em um site a dica de usar azeite extravirgem no lugar da margarina, porém eu testei em um pouquinho de chocolate e achei muito ruim; o gosto do azeite se sobressaiu bastante e ficou com sabor de chocolate barato.
Outra recomendação fit é usar sempre cacau em pó sem adição de açúcar, mas parece tão difícil de encontrar por aqui... Então é isso: quanto mais você vai substituindo os ingredientes, mais leve a receita vai ficando. Ainda, como bolo de chocolate é bolo de chocolate, fiz uma caldinha para jogar por cima (chocolate em pó, leite, margarina e açúcar mascavo) e ficou delicioso mesmo (esse bolo ficou crocante em alguns pontos!!!).
A Bárbara Do Blog já fez um bolo assim (porém bem light mesmo, com cacau em pó e óleo de coco) e dá a dica de desenformar (ah, antes unte a forma/caneca para poder fazer isso) e parti-lo em três pedaços, e ir fazendo uma camada de calda, uma de bolo, uma de calda e assim por diante. Deve ficar mais incrível ainda e pretendo tentar isso da próxima vez.