River's Edge

(ง ╹▿╹)ว Há um ano, mais ou menos, li o ótimo mangá Helter Skelter e, por ter gostado tanto, estava muito curiosa sobre as obras da mesma autora. Esses dias encontrei esse, no MangaTraders e corri para ler!


Informações:
Título:           River's Edge/ リバーズ・エッジ
Editora:        Takarajimasha
Ano:              1993
Gênero:         Drama, Escolar, Josei
Autora:         Kyoko Okazaki
Volumes:       1
Sinopse: Haruna Wakakusa e Yamada tornam-se amigos depois de ela o salvar várias vezes do bullying constante de seu namorado. Através dele, ela conhece Kozue Yoshikawa, uma aluna que também é modelo profissional. Os a vida desses três adolescentes emocionalmente perturbados entrelaçam-se brevemente, por um semestre, intensamente antes de estilhaçar em consequências depois uma noite desastrosa. Tanto para Wakakusa como para Yamada, seu despertar emocional promove uma improvável amizade entre as duas almas maltratadas.

River's Edge, assim como Helter Skelter, aborda temas obscuros da sociedade. Os principais protagonistas são Haruna Wakakusa, uma jovem iniciando na vida amorosa, Yamada, um garoto homossexual vítima de bullying, e Kozue Yoshikawa, modelo famosa com distúrbios alimentares.
Amor, malícia, resignação, obessão...Ondas de emoções não visíveis aos olhos. 
Os três estudam no mesmo colégio e acabam se envolvendo em uma amizade, por terem tantas coisas em comum e vidas tão bagunças emocionalmente.
Não há um conflito fixo, o mangá segue a vida destes personagens e aqueles que são envolvidos nelas, retratando a vida real e toda a sujeira presente nela. Os temas são pesados e polêmicos, como drogas, sexualidade, problemas psicológicos, que chocam principalmente por envolver pessoas jovens.
Tragédias não ocorrem de repente. Não há como acontecerem assim. São na verdade preparadas devagar, progredem gradualmente...No meio da rotina estúpida e de dias entediantes. Isso acontece como balões de repente estourando. Acontecem como se de repente estourassem. 
Gosto muito da outra obra que li da autora, é uma das minhas favoritas e essa, apesar de seguir o mesmo estilo, não me causou o mesmo impacto. Mesmo assim foi uma boa leitura e, por diversas vezes, me identifiquei com  os pensamentos de Haruna Wakakusa, muitas vezes eram coisas que eu já havia pensado em algum momento da vida.
A arte é bem diferente dependendo de quais obras você está acostumado a ler, sendo bem bagunçada e desleixada em alguns momentos, mas me causou um bom sentimento já que gosto da autora. Uma estória que traz personagens muito atormentados, fazendo você se sentir normal, para falar a verdade.

Avaliação:
★ ★ ★ ★ ☆
Baixe aqui (traduzido para o inglês).